Os Brasa Doirada celebraram 10 anos no Teatro Lethes em Faro

07-05-2025

Os Brasa Doirada, sediados no Algarve, celebraram em maio de 2025 uma década de percurso artístico com dois concertos memoráveis no icónico Teatro Lethes, em Faro. Inicialmente agendado apenas para o dia 3, o espetáculo esgotou em poucos dias, levando à marcação de uma segunda data, a 2 de maio — também ela com lotação esgotada, demonstrando o entusiasmo e carinho pelo grupo.

A forte adesão do público demonstra o crescente reconhecimento dos Brasa Doirada como uma referência no panorama da música tradicional portuguesa. Fundado em 2015, o grupo tem vindo a desenvolver uma linguagem musical própria, firmemente alicerçada no cante alentejano, mas com espaço para influências contemporâneas e colaborações diversas. Ao longo da última década, percorreram o país de norte a sul, levando a alma do Alentejo a novos palcos e audiências.

Os concertos no Teatro Lethes revelaram-se momentos intimistas, emocionantes e animados, onde se fez sentir não só a identidade alentejana da banda, mas também o pulsar algarvio que a acolhe. Em palco, Brasa Doirada contou com a presença especial de duas convidadas: Cristina Paulo, enfermeira e amiga do grupo, que emocionou a plateia com interpretações sentidas; e Yasmin, jovem promessa natural de São Brás de Alportel, cuja voz delicada e segura vem conquistando cada vez mais admiradores.

O repertório dos concertos incluiu temas emblemáticos do cancioneiro alentejano, como "Laranja da China", "Oh Rama", "Dá-me Uma Gotinha D'Água", "Fui Colher Uma Romã", "Oh Laurindinha", "Menina Estás à Janela" e "Eu Ouvi o Passarinho", entre outros que fizeram as delícias do público presente.

Num dos momentos mais marcantes da noite, celebrou-se simbolicamente o aniversário com o tradicional "Parabéns a Você", seguido do apagar das velas de um bolo que foi depois partilhado com todos os presentes, encerrando a noite em ambiente de festa e comunhão.

Mais do que uma celebração de carreira, os concertos no Teatro Lethes afirmaram-se como um tributo vivo à música tradicional portuguesa e ao percurso singular dos Brasa Doirada — uma década de autenticidade, dedicação e renovação constante da herança musical do Alentejo.

VEJA FOTOS DO CONCERTO NO NOSSO FACEBOOK


Marisa Liz está de volta com o lançamento oficial de "É o Que é", uma canção de amor e liberdade que celebra a autenticidade e a coragem de ser quem somos, sem filtros ou receios do que os outros possam pensar.

Dia do Pai é quando uma filha quiser. E quiseram os desígnios da vida que MAR cantasse saudade malograda em "O MEU PAI": single que serve de homenagem patente ao "grande homem" de sua terra, ao dono de sua verdade "crua e nua", ao "maior" que lhe ensinou a oferecer peito cheio à vida quando esta ainda era tudo menos doce....

'Um Dia Hei De Voltar' junta Buba Espinho e Bandidos do Cante numa sonoridade que traz a esperança de voltar a casa, ao som do Cante, da tradição, da união. Esgotaram-se 4 Coliseus no início de 2025, onde se celebrou o Cante, o Alentejo e a união destas vozes. Esta canção atinge agora o patamar de SINGLE DE OURO!