Ópera cómica ''Os Noivos'' e seus desencontros amorosos no Coliseu Porto Ageas

17-05-2022

Esta quinta-feira, 19 de maio, às 21h00, o Coliseu Porto Ageas apresenta a audição moderna da ópera cómica "Os Noivos", do compositor Francisco de Sá Noronha (fevereiro 1820, Viana do Castelo - janeiro 1881, Rio de Janeiro), o mais importante violinista português do século XIX.

Opereta de costumes em três atos, com libreto de Artur Azevedo, a história de "Os Noivos" é recheada de equívocos e de jogos amorosos, tendo como pano de fundo a vida rural nas fazendas da periferia do Rio de Janeiro de final do século XIX. O enredo centra-se nos jogos amorosos e nos desencontros dos casais Leonor e Frederico, Francelina e Dr. Pinheiro. Há ainda um conjunto de personagens que dão o verdadeiro colorido local à comédia: Raimundo, o amigo de Frederico, um estudante desajeitado que é o centro cómico da peça, bem como o mestre-escola e o vigário, que personificam o mundo das intrigas políticas das pequenas vilas da zona cafeeira.

Em palco, mais de meia centena de artistas, entre músicos, coralistas e solistas, darão vida a esta produção, que se insere numa programação especial do Coliseu Porto Ageas para este ano em que se comemoram os 200 anos da independência do Brasil.

O espetáculo - criação do Estúdio de Ópera, da pós-graduação em Ópera e Estudo Musico-Teatrais e das Licenciaturas em Música e em Teatro da ESMAE - conta com a direção artística de António Salgado, direção musical de José Eduardo Gomes e encenação de António Durães.

"Os Noivos" estreou-se no Rio de Janeiro no Teatro Fênix Dramática, a 12 de outubro de 1880, e conquistou os sorrisos dos cariocas com a trama passada nas fazendas da periferia do Rio. Francisco de Sá Noronha morreria apenas três meses depois.

Esta apresentação realiza-se por ocasião do bicentenário do nascimento do compositor português, e acontece no seguimento da investigação em performance realizada com a ópera de Marcos Portugal La Donna di Genio Volubile (recuperação de manuscrito histórico, edição crítica da partitura com a coordenação científica de David Cramner e edição de DVD), sob coordenação científica da Professora Luísa Cymbron, do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa. E insere-se no projeto Descobrir Noronha, lançado pela Musicamera, que explora a larga produção deste autor de um importante projeto de ópera nacional.

Francisco de Sá Noronha compôs duas óperas baseadas em obras de Garrett, "Beatriz de Portugal" e "O Arco de Sant'Ana", e foi criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos.

Os bilhetes custam entre 10€ e 22,50€. Descontos: Estudantes 50%, Amigos Coliseu 20%, bilhete Família (+ de 3 elementos) 25%, Maiores de 65 anos 25%.

Coliseu Porto Ageas | Foto: Direitos Reservados

Publicidade