Olivia Rodrigo, artista premiada com três Grammys, está de volta com ''Vampire''

04-07-2023

Artista vencedora de Grammys, a aclamada cantora/compositora Olivia Rodrigo está de volta com "vampire". Esta canção emocionalmente crua é o primeiro single retirado do muito aguardado segundo álbum de estúdio da artista de 20 anos, "GUTS", que chegará às lojas no dia 8 de setembro.

Produzido e co escrito por Daniel Nigro (também o principal parceiro criativo de Rodrigo no disco "SOUR", de 4 platinas), "vampire" marca uma rutura com o minimalismo sonhador de sucessos anteriores, como o single "drivers license" (5 platinas). Para esse fim, "vampire" começa com uma intensidade silenciosa antes de explodir num épico - maior que a vida - construído em batidas de bateria pulsantes e um trabalho de piano magnificamente frenético. À medida que a canção assume uma velocidade selvagem, Rodrigo revela a sua sofisticação como vocalista e letrista, contando uma história do género de romance tóxico que drena a sua própria força vital.

Realizado pela célebre artista/realizadora/fotógrafa Petra Collins, o vídeo de "vampire" estreou-se mundialmente na MTV Live, MTVU e na rede global de canais da MTV, bem como nos outdoors da Paramount Times Square. Collins realizou anteriormente o vídeo de "brutal" (2 platinas) de Rodrigo e ganhou uma nomeação aos GRAMMYs® pelo seu trabalho no vídeo para "good 4 u" (4 platinas).

"Fiquei chateada com uma determinada situação e fui para o estúdio sozinha e sentei-me ao piano de cauda, e os acordes, a melodia e a letra simplesmente saíram de mim - quase como uma experiência fora do corpo", lembra. "É uma canção sobre sentirmo-nos confusas e magoadas, e a início achei que iria tornar-se numa balada ao piano. Mas quando Dan e eu começámos a trabalhar nela, misturámos a letra com estas baterias grandiosas e mudanças inesperadas de tempo. Então agora é como uma canção de fazer partir o coração ao som da qual podes dançar."

Parcialmente escrito no lendário Electric Lady Studios na cidade de Nova Iorque, "GUTS" ganhou vida principalmente no estúdio de garagem de Nigro em Los Angeles. Embora cada canção intensifique a honestidade emocional que sempre imbuiu a sua narrativa, o álbum mostra Rodrigo a expandir a sua paleta expressiva e a revelar dimensões totalmente novas da sua arte.

"Para mim, este álbum é sobre as dores de crescimento e tentar descobrir quem sou neste momento da minha vida", diz Olivia Rodrigo. "Sinto que cresci 10 anos entre os 18 e os 20 anos - foi um período tão intenso de estranheza e mudança. Acho que tudo isso é apenas uma parte natural do crescimento, e espero que o álbum reflita isso."

Olivia Rodrigo recebeu sete nomeações para os GRAMMYs® - incluindo nomeações em cada uma das quatro categorias principais - e levou para casa os prémios de Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Vocal e Melhor Performance Pop a Solo na 64.ª edição dos GRAMMY® Awards. Foi ainda eleita Artista Revelação nos American Music Awards, Mulher do Ano no Billboard's 2022 Women in Music Awards e Compositora do Ano nos ASCAP Pop Music Awards e Variety Hitmakers. Também recebeu sete prémios Billboard, um Brit, um Juno e um prémio NME, enquanto "Olivia Rodrigo: driving home 2 u (a SOUR film)" ganhou o prémio de Melhor Documentário Musical nos MTV Movie & TV Awards de 2022.

Universal Music

A banda Cara de Espelho encerrou a sua digressão nacional no passado dia 13 de setembro, com um concerto no Auditório Municipal Carlos do Carmo, em Lagoa, onde apresentou em estreia o tema "D de Denúncia", o mais recente single a ser lançado oficialmente no próximo 26 de setembro, já disponível em pré-save.

O Festival F atingiu, na sua 10.ª edição, a maturidade. Uma década depois da estreia, o evento que se tornou marca identitária da cidade de Faro ultrapassou a barreira dos 400 mil espetadores, mas a organização sublinha que o verdadeiro valor já não se mede em números. O impacto comunitário, o sentimento de pertença e o reencontro anual com a...

No passado sábado, dia 6 de setembro, o público do Festival F, em Faro, teve a oportunidade de visitar a Casa Guilhermina, onde encontrou Ana Moura a explorar novos caminhos musicais. A artista apresentou-se com a ousadia de misturar o fado com sonoridades de várias geografias: a kizomba e o semba de Angola, o funaná e...

Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e...