A edição de 2026 do "Conta-me Uma Canção" terminou no passado dia 17 de fevereiro com chave de ouro. A dupla formada por Samuel Úria e Rui Reininho esgotou a sala do Teatro Maria Matos meses antes do espetáculo, confirmando a expectativa em torno de um encontro que prometia e cumpriu música, histórias e uma cumplicidade rara em palco.
Olivia Rodrigo, artista premiada com três Grammys, está de volta com ''Vampire''

Artista vencedora de Grammys, a aclamada cantora/compositora Olivia Rodrigo está de volta com "vampire". Esta canção emocionalmente crua é o primeiro single retirado do muito aguardado segundo álbum de estúdio da artista de 20 anos, "GUTS", que chegará às lojas no dia 8 de setembro.
Produzido e co escrito por Daniel Nigro (também o principal parceiro criativo de Rodrigo no disco "SOUR", de 4 platinas), "vampire" marca uma rutura com o minimalismo sonhador de sucessos anteriores, como o single "drivers license" (5 platinas). Para esse fim, "vampire" começa com uma intensidade silenciosa antes de explodir num épico - maior que a vida - construído em batidas de bateria pulsantes e um trabalho de piano magnificamente frenético. À medida que a canção assume uma velocidade selvagem, Rodrigo revela a sua sofisticação como vocalista e letrista, contando uma história do género de romance tóxico que drena a sua própria força vital.
Realizado pela célebre artista/realizadora/fotógrafa Petra Collins, o vídeo de "vampire" estreou-se mundialmente na MTV Live, MTVU e na rede global de canais da MTV, bem como nos outdoors da Paramount Times Square. Collins realizou anteriormente o vídeo de "brutal" (2 platinas) de Rodrigo e ganhou uma nomeação aos GRAMMYs® pelo seu trabalho no vídeo para "good 4 u" (4 platinas).
"Fiquei chateada com uma determinada situação e fui para o estúdio sozinha e sentei-me ao piano de cauda, e os acordes, a melodia e a letra simplesmente saíram de mim - quase como uma experiência fora do corpo", lembra. "É uma canção sobre sentirmo-nos confusas e magoadas, e a início achei que iria tornar-se numa balada ao piano. Mas quando Dan e eu começámos a trabalhar nela, misturámos a letra com estas baterias grandiosas e mudanças inesperadas de tempo. Então agora é como uma canção de fazer partir o coração ao som da qual podes dançar."
Parcialmente escrito no lendário Electric Lady Studios na cidade de Nova Iorque, "GUTS" ganhou vida principalmente no estúdio de garagem de Nigro em Los Angeles. Embora cada canção intensifique a honestidade emocional que sempre imbuiu a sua narrativa, o álbum mostra Rodrigo a expandir a sua paleta expressiva e a revelar dimensões totalmente novas da sua arte.
"Para mim, este álbum é sobre as dores de crescimento e tentar descobrir quem sou neste momento da minha vida", diz Olivia Rodrigo. "Sinto que cresci 10 anos entre os 18 e os 20 anos - foi um período tão intenso de estranheza e mudança. Acho que tudo isso é apenas uma parte natural do crescimento, e espero que o álbum reflita isso."
Olivia Rodrigo recebeu sete nomeações para os GRAMMYs® - incluindo nomeações em cada uma das quatro categorias principais - e levou para casa os prémios de Artista Revelação, Melhor Álbum Pop Vocal e Melhor Performance Pop a Solo na 64.ª edição dos GRAMMY® Awards. Foi ainda eleita Artista Revelação nos American Music Awards, Mulher do Ano no Billboard's 2022 Women in Music Awards e Compositora do Ano nos ASCAP Pop Music Awards e Variety Hitmakers. Também recebeu sete prémios Billboard, um Brit, um Juno e um prémio NME, enquanto "Olivia Rodrigo: driving home 2 u (a SOUR film)" ganhou o prémio de Melhor Documentário Musical nos MTV Movie & TV Awards de 2022.
Universal Music
Os Os Quatro e Meia regressaram à MEO Arena nos dias 13 e 14 de fevereiro para dois concertos esgotados que confirmaram o momento sólido que o sexteto de Coimbra atravessa. Perante mais de 25 mil pessoas, a banda transformou o Dia dos Namorados numa celebração coletiva de romantismo, humor e cumplicidade.
O ciclo "Conta-me Uma Canção" regressou no passado dia 9 de Fevereiro ao Teatro Maria Matos, para a segunda noite da edição de 2026, desta vez com a dupla Benjamim + Tozé Brito. Mais uma vez, o público confirmou o sucesso e a singularidade deste formato intimista, onde canções e histórias caminham lado a lado.
No âmbito das comemorações do Dia do Município e do Dia de São Vicente, a Câmara Municipal de Vila do Bispo proporcionou, no passado dia 24 de janeiro, um memorável concerto de Luís Trigacheiro no Pavilhão Clésio Ricardo, em Sagres.





