''O Pássaro de Dentro'' selecionado pelo Festival de Cannes

25-04-2025

O filme "O Pássaro de Dentro", realizado pela jovem cineasta Laura Anahory e produzido pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi selecionado pela La Cinef da edição de 2025 do Festival de Cannes.

Esta curta-metragem é animada em 2D e mixed media, explorando as lutas diárias da saúde mental, e as suas manifestações no corpo físico. O filme surge motivado pela necessidade pessoal e íntima de representar o grande esforço necessário para manter o equilíbrio entre a saúde mental e física. Já a técnica usada pretende explorar a elasticidade da animação para abordar, no exagero do corpo metamórfico animado, a relação íntima do corpo e mente.

La Cinef é uma secção oficial do Festival de Cannes dedicada a descobrir e apoiar novos talentos do cinema mundial. Criada em 1998 sob o nome Cinéfondation e renomeada para La Cinef em 2022, esta secção seleciona anualmente curtas e médias-metragens realizadas por estudantes de escolas de cinema de todo o mundo, servindo de um importante ponto de partida para cineastas que mais tarde alcançaram reconhecimento internacional, como Jessica Hausner, Asif Kapadia ou Nadav Lapid.

Laura Anahory, finalista do Mestrado de Som e Imagem, partiu do Design Gráfico desde a Escola Artística Soares dos Reis, concluindo a Licenciatura em Design de Comunicação na Escola Superior das Artes e Design. Com especial foco no desenho de personagens e ilustração, completou a Pós-Graduação de Ilustração e Animação na mesma faculdade, o que despertou o interesse em animação 2D. Desde então, realizou duas curtas metragens animadas — "House on the Hilltop" (2023) e "O Pássaro de Dentro" (2024) — e um genérico promocional para o Cinanima em 2024.

© Curtas Metragens

Dois amigos, muitos voos e ainda mais histórias. É assim que nasce "Criando Bagagem", o novo espetáculo de comédia de Robson Sousa e Whindersson Nunes, que se reúnem no palco para compartilhar, com muito bom humor, as situações mais inusitadas que viveram enquanto rodavam o Brasil e o mundo *fazendo comédia*.

A arte drag sobe ao palco do Teatro Villaret, em Lisboa, no dia 23 de Fevereiro, com "A Toca das Loucas", um espectáculo que mistura humor, emoção e terapia de grupo. Criada e protagonizada pelas Queens da Haus of Bunny e encenada por Sincera Mente, a peça transforma vulnerabilidades em momentos de libertação, entre confissões, pop e muitas plumas....