O músico português JANEIRO sobe ao palco da Casa Capitão no dia 4 de outubro às 21h30 para apresentar o seu álbum "Fugacidade", recentemente nomeado para os Grammy Latinos 2025 na categoria de "Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa".
''O Filho da Rainha e a Mãe do Rei" em cena no Teatro Meridional em Lisboa

Com estreia marcada para dia 10 de Maio, no Teatro Meridional, "O filho da Rainha e a mãe do Rei", peça encenada por Cássio Scapin, conta com a prestação em palco de Luísa Ortigoso e Beto Coville. Um drama histórico para ver numa curtíssima temporada em Lisboa.
Uma mãe e um filho. Ela rainha e ele, que não nasceu para ser rei - era o segundo filho. O primogénito, morreu. Agora, com o tempo, a idade e a vida, a cabeça da mãe rainha lembra apenas o que a mantém viva. E esse filho rei desabrocha, cresce e corta aos poucos o cordão real que o mantinha em segundo plano, assumindo seu posto e construindo um reinado que deixou marcas nos dois continentes onde foi soberano.
Tomando como ponto de partida a vida de Dona Maria I e do seu filho Don João VI, ambos monarcas de Portugal e, por conseguinte, do Brasil colonial, o espetáculo é uma alegoria sobre a relação materno/filial transpassada por questões como hierarquia, poder, estado, nação e patriarcado. Os dois atores assumem as personagens históricas, vivem os seus conflitos e conduzem-nos ao ponto fundamental: ir ao encontro da humanidade existente naquelas personagens além da simbólica função que representam nos seus postos. Por isso destacamos a relação entre mãe e filho na qual, de certa forma, todos estamos igualados. Os nobres e os plebeus, os antigos e os contemporâneos.
Os aspetos biográfico e histórico tratados no espetáculo conduzem-nos por um caminho em que, forçosamente, a narração se faz presente. Todos os recursos usados serão para sustentação do trabalho dos atores, ponto fundamental desta obra.
"Propomos uma reflexão crítica das questões levantadas pelo texto (de Cássio Junqueira), que nos leva a pensar e a traduzir o entendimento das personagens, com o olhar e o entendimento contemporâneos, descobrindo o humano encoberto pela figura histórica." Explica Cássio Scapin, o encenador.
Em cena de 10 a 14 de Maio no Teatro Meridional em Lisboa. Com Luísa Ortigoso como Dona Maria - Mãe e Beto Coville como Don João VI - filho.
© AH!COMUNICAÇÃO | Foto:D.R.
J.MYSTERY lança novo single ''Change''
Depois de "Scars On My Heart", J.MYSTERY apresenta agora "Change", o segundo avanço do seu próximo EP. O tema explora responsabilidade, escolha e a urgência de agir, num tom íntimo que mistura medo e esperança.
A edição de 2026 do "Conta-me Uma Canção" terminou no passado dia 17 de fevereiro com chave de ouro. A dupla formada por Samuel Úria e Rui Reininho esgotou a sala do Teatro Maria Matos meses antes do espetáculo, confirmando a expectativa em torno de um encontro que prometia e cumpriu música, histórias e uma cumplicidade rara em palco.
Entrevista com Recante
Viajamos até ao coração do Alentejo, mas talvez como nunca o ouviu antes. A tradição do cante, património imaterial da humanidade, encontra-se com paisagens sonoras inesperadas, sintetizadores analógicos, texturas eletrónicas inspiradas nas décadas de 60 e 70, e uma abordagem artística que promete surpreender.
Publicidade




