''O Fado Fugiu de Casa'': Anaquim lançam dueto e teledisco com Katia Guerreiro

"O Fado Fugiu de Casa" é o novo dueto dos Anaquim com Katia Guerreiro. O teledisco é agora lançado e conta com a realização de Nuno Trindade.

Nas palavras da banda, "O Fado Fugiu de Casa" não é um fado. É antes uma homenagem ao fado, o seu reconhecimento inegável no nosso panorama cultural, e o reconhecimento da sua especificidade. É a constatação de que onde há fado há Portugal, e que os dois são indissociáveis. Que o fado, quando viaja pelo mundo, carrega Portugal às costas. E nós, humildes representantes da música portuguesa, sentimos orgulho em carregar os dois connosco", admitem os Anaquim.

Este tema surgiu quando, a propósito de um concerto dos Anaquim em França, a banda foi publicitada na imprensa local como "Fado moderno", e até, devido ao nome, "os Jedis do Fado". A banda diz: "Não quisemos defraudar o nosso público desse dia e acabámos por fazer uma versão de um tema de Amália Rodrigues. Assim, essa ideia de um fado a percorrer o globo começou a tomar forma e concretizou-se nesta canção."

Tanto as viagens como as canções ganham muito quando são feitas de pluralidade, e por isso, para esta versão em dueto de "O Fado Fugiu de Casa" os Anaquim tiveram a ideia de convidar Katia Guerreiro, que corre todo o globo com o Fado, com as suas várias facetas e cambiantes. O resultado, ficou este não-fado transformado num fado fugidio, que consegue esquivar-se a tudo menos à sua portugalidade.

Mais especificamente, sobre trabalhar com a Katia Guerreiro, os Anaquim dizem que foi como " ampliar o que conhecíamos dela. Foi perceber que além de uma excelente artista é também uma excelente pessoa, tão alegre e emotiva como o fado em si. Desde os primeiros desenhos de harmonias para o dueto até à participação nas maluqueiras das gravações do videoclip, tivemos o prazer de descobrir na Katia uma paixão por todos os aspectos de fazer música que nos fazem enriquecer e querer partilhá-la."

O teledisco de "O Fado Fugiu de Casa" já está disponível no YouTube dos Anaquim.

Publicidade