''O Fado da Cítara Portuguesa'' pelas mãos de Pedro Caldeira Cabral a 25 de Setembro em Lisboa no CCB

Após ter visto a sua agenda de concertos totalmente cancelada em Março, Pedro Caldeira Cabral volta aos palcos no dia 25 de Setembro para retomar a sua atividade musical.

O reconhecido compositor e multi-instrumentista conta com mais de 50 anos de carreira num percurso focado na valorização e promoção do legado patrimonial da Guitarra Portuguesa, distinguido pela condecoração, em 2018, com o Grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique atribuído pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.Defensor da tradição solística do instrumento nacional, Pedro Caldeira Cabral apresenta-se em palco em vários formatos com programas que expõem a diversidade musical do instrumento, conquistando públicos, nacional e internacionalmente. 

Em 2017, Pedro Caldeira Cabral renomeou o seu instrumento de eleição para "Cítara Portuguesa", como uma forma de promover a ligação à tradição europeia que remonta ao século XVI.Em Maio de 2019, o Museu do Fado inaugurou uma exposição sobre a Guitarra Portuguesa, comissariada por Pedro Caldeira Cabral com peças maioritariamente do seu espólio pessoal. O sucesso e a relevância desta iniciativa e todo o interesse despoletado no público originou o convite do Museu do Fado a Pedro Caldeira Cabral para se apresentar em nome próprio no ciclo "Há Fado no Cais" no CCB. 

Sob o título "O Fado da Cítara Portuguesa", Pedro Caldeira Cabral apresentar-se-á em Trio revelando toda a potencialidade da "Cítara Portuguesa". O público será surpreendido pela versatilidade e expressão musical deste instrumento, pelo seu percurso ao longo dos séculos e também por composições inéditas de Pedro Caldeira Cabral.Acompanhando-o neste espetáculo estarão Joaquim Silva no Violão e Duncan Fox no Contrabaixo, seus fiéis companheiros neste percurso de anos na constante valorização da Guitarra Portuguesa como instrumento solístico.
"O Fado da Cítara Portuguesa" chegará a Lisboa num espetáculo de enorme qualidade, muito pessoal e intimista, conduzido pela mestria e experiência de Pedro Caldeira Cabral. Todas as indicações de segurança definidas pela DGS serão asseguradas, sendo obrigatório o uso de máscara neste evento. A cultura é segura, se todos fizermos a nossa parte!

No dia 25 de Setembro às 21h00, na Sala 2 do CCB - mais informações aqui

Os bilhetes previamente adquiridos para a data inicial de 19 de Março deverão ser trocados ou devolvidos no local da compra.

Cristina Carvalho | Foto:D.R.