''Noite'' junta Ivandro e Vitor Kley em encontro transatlântico

20-11-2023

"O escuro da noite espera o amanhecer", porque há encontros que são inevitáveis. Assim, era uma questão de tempo e oportunidade até o homem que deu novas cores à "Lua" se cruzar com aquele que trouxe uma nova luz a Portugal através de "O Sol".

Ivandro e Vitor Kley reúnem-se, desta forma, pela "Noite", num single que antecipa Trovador, o álbum de estreia de Joaquim Ivandro Paulo.

"O Sol" e "Lua" foram, aliás, dois dos temas mais importantes nas carreiras de cada um dos artistas em evidência. O primeiro tornou-se num hit à escala global, abrindo novas fronteiras ao músico de Portalegre — que tem uma forte ligação a Portugal já de há uns anos para cá —, e o segundo configura um dos maiores sucessos deIvandro à escala nacional até à data. Tanto que, com "Lua", o cantor nascido em Benguela e criado na Linha de Sintra ganhou o seu primeiro prémio PLAY, em 2022, vencendo na categoria de "Melhor Canção do Ano" — ele que já havia sido nomeado para "Melhor Artista Masculino".

Syd_V_, nome que poderá ser familiar da produção de temas como "Chakras" (protagonizado por Ivandro e Julinho KSD), foi o responsável principal pela ligação entre os dois registos criativos. Não obstante, maleáveis como são, esse entendimento entre o luso-angolano e o canarinho deu-se da forma mais orgânica possível — não só por partilharem a mesma língua, mas sobretudo pelas respetivas veias artísticas que partilham, em parte, uma pulsação comum na maneira como abordam a música.

Agora finalmente a preparar o seu primeiro longa-duração a solo, a jornada preambular não poderia ter sido mais bem-conseguida: depois de ter dado nas vistas em programas de talentos nacionais como os Ídolos e Got Talent Portugal, destacou- se assumidamente numa sucessão inesgotável de canções irresistíveis. "Essa Saia" (com Bispo), "Imagina" (com Slow J e FRANKIEONTHEGUITAR), "Moça" ou "Como Tu" (com Bárbara Bandeira) foram — e continuam a ser — canções que tiveram um impacto incomparável no panorama nacional (e não só). E, mais recentemente, faixas como "Placas" e "Barco" (ambas novamente partilhadas com Bispo) ou "Chamadas" (a par de Van Zee) têm confirmado o posto impenetrável que Ivandro conquistou, sendo hoje, de longe, um dos artistas mais ouvidos — e queridos — do país.

Universal Music

Marisa Monte volta a Portugal para um concerto único no dia 18 de setembro, na MEO Arena, em Lisboa, onde apresenta Phonica, um dos projetos mais ambiciosos da sua carreira. O espetáculo junta a cantora à sua banda e a uma orquestra sinfónica de 55 músicos, sob a direção do maestro André Bachur, num encontro entre a música popular...

A rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, regressa ao Teatro Mascarenhas Gregório no próximo 23 de janeiro, às 21h30, com um concerto protagonizado pelos guitarristas e compositores José Peixoto e Nuno Cintrão.

O Porto vai receber, a 17 de abril de 2026, um dos concertos mais aguardados da música lusófona. Tito Paris sobe ao palco da Casa da Música para apresentar ao vivo o seu novo álbum, "Quem está aí?", cuja edição está prevista para o mês de abril. Os bilhetes estarão disponíveis nos pontos de venda oficiais.