''No Tempo Certo'' antecipa o novo disco de DJ Black Spygo

13-11-2023

Depois de "Control" ter servido, também, para dar conta do título do novo álbum de DJ Black Spygo, o produtor angolano avança com a faixa homónima do disco. "No Tempo Certo" corresponde assim ao nome do sucessor de Feeling e ao da sua quarta faixa, em que participa também Altifridi.

O membro dos MOBBERS — grupo luso-angolano que deixou uma marca impactante em Portugal sobretudo a partir de 2020 com a colaboração de ProfJam e T-Rex em "L.O.M." — é, por isso, outro dos convidados no próximo longa-duração de Black Spygo, que no single anterior havia contado com os contributos vocais de Chelsea Dinorath e Djodje

Da junção entre o afrobeat e a kizomba, aquele que se tem destacado como um dos grandes impulsionadores do novo panorama musical angolano volta a endurecer as batidas, abrindo caminho para que o rapper verse sem dó nem piedade. "No Tempo Certo" representa, assim, um murro na mesa, uma tomada de posição, uma demonstração da força que o produtor tem por detrás de cada projecto a que se propõe.

Rap sem filtros, feito para "homens", nas palavras do próprio Altifridi, cujo timbre impõe respeito a qualquer ouvinte — ou, mais ainda, aos seus pares. O título da faixa que dá nome ao álbum é, aliás, ilustrativo da posição que, juntos, reivindicam aqui: provar o valor que ambos têm, fazendo-o como poucos fazem. "Essa m**** tinha de ser assim, Spygo… Por algum motivo."

Universal Music | Foto:D.R.

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.

Publicidade