Nicki Minaj recebe Video Vanguard Award da MTV

11-08-2022

Mais uma novidade dos MTV VMAs 2022: Nicki Minaj vai ser reconhecida com o Michael Jackson Video Vanguard Award da MTV e subir ao palco, pela primeira vez desde 2018, deste enorme espetáculo que vai para o ar no dia 28 de agosto, domingo, em direto e exclusivo na MTV Portugal às 23:30 (hora portuguesa).

A artista norte-americana Nicki Minaj é já uma lenda dos MTV VMAs, contando com 17 nomeações e cinco vitórias, tendo levado para casa o seu primeiro Moon Person por Best Hip Hop Video em 2011. Este ano, volta a estar na corrida na categoria Best Hip Hop, além de ser a grande homenageada da noite com o galardão que distingue o seu vanguardismo e contribuição para a indústria da música e entretenimento.

"A Nicki Minaj quebrou barreiras para as mulhres no hip-hop com a sua versatilidade e arte criativa", afirma Bruce Gillmer, President of Music, Music Talent, Programming & Events, Paramount and Chief Content Officer, Music, Paramount+. "Enquanto artista, mudou profundamente a indústria da música e cimentou o seu status enquanto superestrelas global com a sua abordagem multidiversificada e um estilo que desafia o género, sem desculpas e sempre com a assinatura única Nicki."

Prestes a lançar o novo single Super Freaky Girl, a rapper, cantora e compositora junta-se assim ao "clube dos grandes", os vencedores do Video Vanguard Award, onde já moram nomes como Madonna, Janet Jackson, LL Cool J, Jennifer Lopez e Missy Elliott. David Bowie, The Beatles e o realizador Richard Lester partilharam esta honra na primeira edição de sempre dos VMAs, em 1984.

Paralelamente, Nicki é a mais recente confirmação entre os performers da noite, depois de ter feito a sua grande estreia no palco dos VMAs em 2012, com o rap surpresa em Girl on Fire de Alicia Keys, regressando em 2014 com uma trilogia, que, primeiro levou os fãs até à selva com Anaconda, para depois se juntar a Ariana Grande e Jessie J para uma performance espetacular de Bang Bang e fechar a noite com She Came To Give It To U, com Usher.

Já em 2015, Minaj voltou em dose tripla, com Trini Dem Girls, antes de trazer Taylor Swift para o palco com The Night Is Still Young e Bad Blood. Em 2016, volta a encontrar-se com a Ariana Grande em Side To Side, sendo que em 2017 foi a vez de apresentar Swish Swish com a anfitriã Katy Perry. Mais recentemente nos VMAs, Nicki fez um inesquecível medley de rap do seu álbum Queen, com as músicas Majesty, Gaga Burn, FEFE e Barbie Dreams, em 2018.

Mas a verdade é que, além da gala, também a história da red carpet dos VMA quase se confunde com os looks que Nicki elege para lá desfilar, com hair styles que definem tendências, criando momentos virais nas redes sociais e meios de comunicação em todo o mundo.

Além de incríveis performances, Nicki Minaj é igualmente uma papa-prémios nos VMAs: após a primeira vitória em 2011, continuou a dominar a categoria Best Hip Hop, conquistando outros dois galardões por Big Bang e Chun-Li. Além disso, em 2012, arrecadou também o Best Female Video em 2012 por Starships. Se avançarmos até 2019, vemos Nicki a subir novamente a palco para receber o prémio Best Power Anthem por Hot Girl Summer.

Ogilvy | Foto: MTV

Publicidade