Natalie Choquette, ''A Diva Cómica da Ópera'', regressa a Portugal em Outubro

O espectáculo A Diva e o Maestro em Operah! Ah! Ah!, conduzido pela franco-canadiana Natalie Choquette, vem quebrar as regras da ópera, na noite de 19 de Outubro, no CCB, com um convite aberto para jantares cantados - com copos de vinho para gargarejar e pratos de pasta para compor a performance - e para danças desajeitadas e contagiantes, de rolos no cabelo. Estas dinâmicas acontecem, de facto, em palco: não são alucinações e não deixam ninguém indiferente.

Soprano dotada de grande sentido de comédia, Natalie Choquette tem sido considerada pelos críticos como um fenómeno internacional. Com raízes em Tóquio, cidade japonesa onde nasceu, e Lima, Peru, Boston, Roma, Montreal e Moscovo, locais que a viram amadurecer musicalmente, esta filha de diplomatas é, há muito, uma viajante e uma cidadã do mundo. Quis o destino que aos 11 anos descobrisse a ópera italiana e morresse de amores por Puccini, a quem, atenciosamente, pediu emprestado o seu Turandot, libreto composto em três atos, e que tem já lugar cativo no seu reportório e nas grandes salas mundiais. Estudou também canto e piano e, em 1993, aliou a sua soberana voz ao seu inextinguível sentido de humor e criou a Diva Cómica, personagem que arrasta consigo uma legião fãs e prémios por todo o mundo.

"Mesmo as pessoas que estão a sofrer, vêm falar comigo e dizem que pela primeira vez, foram capazes de rir, que já não conseguiam fazê-lo há demasiado tempo. E é precisamente essa a beleza da música. Todos os detalhes do espectáculo combinados desbloqueiam algo que não conseguimos expressar por palavras, que nos dá força para continuar - tal como as flores e um sorriso", partilhou Natalie Choquette com Rosemary Phillips, nome sonante do jazz, em 2003, propósito que mantém até aos dias de hoje.

Ao longo destes 20 anos, a soprano foi também uma das estrelas da inauguração, 1º e 10º aniversários do Casino Lisboa. Natalie Choquete está agora de regresso a Lisboa, para apresentar A Diva e o Maestro em Operah! Ah! Ah!, no dia 19 de Outubro, no CCB. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais.

Publicidade