Murta apresenta single e vídeo de estreia “Porquê”

Murta acaba de lançar o seu muito aguardado single de estreia, já disponível em todas as plataformas digitais.

"Porquê" tem letra de Murta e produção do 54STUDIO. O videoclipe foi realizado por Miguel Mendes (madeinlx)

Murta está longe de ser um desconhecido, depois de ter chegado à Gala Final do "The Voice Portugal", em 2016, deixou a certeza de ser uma das grandes vozes emergentes da música nacional.

Mas, com apenas 20 anos, Murta é muito mais que uma voz extraordinária. Compõe, escreve, toca vários os instrumentos.

Francisco Murta nasceu na Figueira da Foz a 31 de agosto de 1998, cresceu em Samora e Benavente e, até aos 12 anos de idade, a música ainda não se tinha transformado na paixão que é hoje. Os acasos da vida acabaram por levá-lo até ao piano, descobrindo a pouco e pouco um interesse na música que nunca mais o abandonou.

Não se deixou ficar pelo que aprendia nas aulas de piano. A curiosidade acendeu-se e quando chegava a casa eram muitas as horas que passava a praticar piano, guitarra e voz.

Na adolescência, formou uma banda de temas originais com os seus amigos, os "DamnFATG!", projeto com que tudo cresceu: a vontade, a técnica, a experiência.

Murta considera-se um melómano. Por isso tem muita dificuldade em eleger artistas quando lhe perguntam quais são as suas maiores influências, porque acredita que cada artista tem sempre algo para lhe ensinar. Ainda assim arrisca alguns nomes que considera que o "ensinaram" a cantar, a tentar fazer o que eles faziam e que o levaram a evoluir: Matt Corby, Ady Suleiman, Chet Baker, Nai Palm... entre muitos outros.

A vontade de continuar a aprender levou-o até ao Hot Club, em 2016, para explorar mais a voz e o piano. Posteriormente, começou a dar cada vez mais concertos e com o feedback extremamente positivo que foi recebendo, percebeu que se podia dedicar por inteiro à música.

Foi nessa altura que decidiu concorrer ao programa televisivo "The Voice Portugal", onde chegou à Gala final. Hoje, os vídeos das suas atuações somam milhares de visualizações no YouTube. Só o vídeo da Prova Cega, em que interpretou "Georgia On My Mind", de Ray Charles, conta com mais de 2,5 milhões de visualizações.

Em Outubro de 2018, Murta colabora com o jovem rapper algarvio Domi, no single "Rosas". E é ainda em 2018 que assina contrato com a Universal Music Portugal, que o representa agora enquanto editora, management e agenciamento.

"Porquê" é o primeiro single lançado com o selo da Universal Music

Publicidade