MTV distingue três ativistas ucranianas nos MTV EMAs 2022

12-11-2022

A MTV acaba de anunciar que três resilientes e ativistas pela mudança, que se encontram a lutar pelo cuidado e abrigo das vítimas provocadas pela crise humanitária na Ucrânia, serão homenageadas com o MTV EMA Generation Change Award de 2022 nos MTV EMAs 2022 em Düsseldorf, no dia 13 de novembro e que serão transmitidos ao vivo e em exclusivo na MTV Portugal a partir das 19:00 (hora portuguesa).

O MTV Entertainment Group, uma divisão da Paramount, selecionou as personalidades distinguidas pelo MTV EMA Generation Change Award em parceria com a Choose Love, a principal organização humanitária sem fins lucrativos que fornece ajuda e defesa a refugiados em todo o mundo. Esta parceria de amplo alcance dá continuidade ao compromisso da MTV e da Paramount de utilizar a sua iniciativa Content for Change para fomentar a diversidade, igualdade e inclusão em todo o mundo.

O trabalho das premiadas com o MTV EMA Generation Change Award de 2022 inclui o fornecimento de abrigo a refugiados, bem como a evacuação e cuidado de famílias com crianças, adolescentes e jovens com deficiência, facilitar o acesso de arte e a terapias de grupo para mulheres e famílias que se viram separadas dos seus entes queridos, e muito mais. Estas três mulheres serão homenageadas durante o show MTV EMA Red Carpet, transmitido ao vivo pela MTV globalmente e em MTVEMA.com no domingo, 13 de novembro, às 19:00.

"Na Choose Love estamos muito agradecidos por esta parceira com a MTV e pela oportunidade de poder homenagear o trabalho fenomenal de três mulheres brilhantes que se dedicam a apoiar pessoas cujas vidas foram devastadas pela invasão da Ucrânia. Somos constantemente inspirados pelo compromisso e coragem dos parceiros locais com quem trabalhamos em todo o mundo. São eles que, realmente, nos dão esperança num futuro melhor para a humanidade", afirma Josie Naughton, Cofundadora e CEO da Choose Love.

"Mais de sete milhões de refugiados fugiram da Ucrânia desde que o país foi invadido no início deste ano, sendo que existem outros milhões deslocados internamente à procura de abrigo e segurança contra o injusto conflito que os cerca todos os dias", refere Kelly Bradshaw, SVP, MTV Entertainment Brands International, Paramount. "Através da parceria da MTV com a Choose Love, vamos tirar partido da nossa plataforma para amplificar o trabalho crucial e local que estas ativistas têm levado a cabo para aliviar a crise global de refugiados e levar ajuda humanitária para a Ucrânia."

As homenageadas do MTV EMA Generation Change Award de 2022 são:

  • Lina Deshvar (Ucrânia) - Lina nasceu na região de Luhansk e passou a sua infância e adolescência na região de Kherson. Aos 19 anos, iniciou-se no voluntariado em orfanatos para ajudar as crianças que lá moravam, uma vez que também ela havia passado a sua vida inteira em instituições semelhantes. Atualmente, trabalha com uma organização sem fins lucrativos, Seeing with the Heart, que acredita que "a infância não tem deficiência". A organização desenvolve projetos de socialização para crianças, adolescentes e jovens com complexos problemas de desenvolvimento. Ao longo de oito anos, a organização apoiou mais de 2.500 famílias com crianças, adolescentes e jovens com deficiência. Desde o início da invasão de grande escala da Ucrânia, Lina tem vindo a visitar hospitais militares para prestar ajuda humanitária a famílias com crianças com deficiências físicas ou de desenvolvimento e também àquelas que passam por circunstâncias mais difíceis, ajudando também a evacuação dessas famílias e crianças do país.
  • Anna Kutova (Ucrânia) - Anna nasce una região de Poltava, na Ucrânia. Em 2017, foi voluntária num abrigo e viu em primeira mão como as pessoas das regiões de Luhank e Donetsk tiveram de fugir das suas casas e procurar refúgio em Poltava devido ao conflito. Olhando nos olhos das pessoas que perderam os seus entes queridos e as suas casas, Anna prometeu que faria tudo o que lhe fosse possível para os ajudar. Desde que a invasão russa da Ucrânia começou em 24 de fevereiro, Anna, tal como milhões de ucranianos, entrou em ação. Com a equipa do fundo de caridade Light of Hope, trabalhou para abrir cinco abrigos para mais de 400 deslocados internos, pessoas LGBTQI+, mulheres que sofrem de dependência, pessoas infetadas com HIV e muitos outros. Através dos esforços de reunião de fundos de Anna e da sua equipa, a Light of Hope tornou-se num centro humanitário para todos.
  • Anfisa Yakovina (Ucrânia) - Anfisa nasceu na Crimeia e estudou psicologia na Taurida National University. Após a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, Anfisa mudou-se para Varsóvia, na Polónia, e continuou o seu trabalho e estudos voltados para a adaptação psicológica e sociocultural de migrantes. Anfisa é psicóloga da Polish Migration Forum Foundation, que trabalha em prol dos direitos dos migrantes na Polónia. Atualmente, pratica psicologia pré-natal, que inclui o apoio prestado aos futuros pais durante a gravidez, parto e pós-parto. Na Polish Migration Forum Foundation, Anfisa lidera aulas de preparação para o parto para refugiados e grupos de apoio para mães de recém-nascidos da Ucrânia. Também presta aconselhamento e oferece ajuda psicológica a refugiados, a maioria dos quais são mulheres solteiras. Lidera, igualmente, grupos de apoio a mães ucranianas que lutam para se adaptar a uma nova vida na Polónia com crianças pequenas ou famílias que foram separadas dos seus entes queridos através de atividades como terapia de conversa em grupo, arteterapia e muito mais.


Desde a invasão da Ucrânia, a Choose Love arrecadou mais de 14 milhões de dólares para o seu trabalho de resposta a crises e apoiou mais de 100 organizações locais na Ucrânia e em países vizinhos, incluindo a Seeing with the Heart, a Light of Hope e a Polish Migration Forum Foundation, as organizações com as quais as premiadas com o MTV EMA Generation Change Award de 2022 estão envolvidas. Este apoio impactou mais de dois milhões de pessoas.

Desde o seu lançamento, há sete anos, a Choose Love juntou mais de 80 milhões de dólares para apoiar cerca de quatro milhões de refugiados e criou um movimento de pessoas que põem o amor em ação em todo o mundo. A organização sem fins lucrativos vai onde a necessidade é maior, encontra as organizações locais que se encontram a fazer um trabalho eficaz e dá-lhes o que precisam para levar a cabo a sua missão, seja financiamento, ajuda material ou voluntários. Através desse modelo, têm a capacidade de fornecer tudo a refugiados e pessoas deslocados, desde barcos de busca e salvamento até alimentos e aconselhamento jurídico. A Choose Love eleva as vozes e a visibilidade os refugiados e galvaniza o apoio público a organizações comunitárias com uma atuação efetiva, oferecendo um apoio vital a refugiados ao longo de todas as rotas de migração globais.

Lançado em 2018, o MTV EMA Generation Change Award tem vindo a distinguir jovens destemidos e originais que enfrentam os problemas mais complexos do mundo, através da música, da narrativa ou dos media digitais. Até ao momento, a MTV premiou ativistas em áreas como as alterações climáticas, justiça racial, desigualdade sistémica, equidade de género, direitos LGBTQI+ e muito mais. No âmbito do prémio, a MTV faz donativos monetários às organizações de cada premiados ou organizações sem fins lucrativos à sua escolha e eleva as suas histórias poderosas nas plataformas sociais e digitais da marca em mais de 170 países. Em 2021, o MTV Generation Change Award distinguiu cinco agentes de mudança pioneiros em todo o mundo pelo seu poderoso trabalho na linha da frente da luta contra as políticas anti-LGBTQ+.

É já no domingo, dia 13 de novembro, que os MTV EMAs 2022 vão para o ar, em direto e exclusivo, na MTV em mais de 170 países de todo o mundo. Em Portugal, as celebrações arrancam a partir das 19:00 com o pré-show, seguindo-se o espetáculo às 20:00.

BarOgilvy

Publicidade