MTV cria nova série documental 16 and Recovering

29-12-2020

A MTV acaba de anunciar a nova mini-série 16 and Recovering, que pretende ser uma brutal chamada de atenção para o enorme problema social de abuso de opiáceos entre os jovens, seguindo as pisadas de 16 and Pregnant, a popular série da MTV que ajudou, efetivamente, a reduzir as taxas de gravidez na adolescência para níveis recorde nos EUA (dados do National Bureau of Economic Research). Em Portugal, a estreia está marcada para o dia 9 de janeiro, às 23:15.

A série documental gravada em quatro partes foi criada por Steve Liss e Regina K., nomeados ao Emmy®, e segue o dia-a-dia de nove alunos da Northshore Recovery High School, uma escola fundada para dar resposta ao crescimento do vício em opiáceos entre adolescentes.

A Northshore Recovery High School é uma escola pública em Berverly, no estado do Massachusetts, em que os adolescentes trabalham para recuperar do vício nas drogas ao mesmo tempo que completam os seus estudos. A diretora Michelle Lipinski fundou a escola para criar uma comunidade segura de apoio, valorizando a educação e a responsabilidade.

Durante a produção da série, a MTV colaborou com os principais especialistas em recuperação e dependência nos EUA, incluindo o National Institute on Drug Abuse (NIDA), pertencente ao National Intitutes of Health, que foi crucial no fornecimento de informações e recursos críticos para alimentar o 16andrecovering.com, um novo site que será lançado durante a estreia da série a nível global.

Este hub online pretende equipar o público com uma oferta de informações consistente e útil, incluindo um guia de recursos para promover conversas produtivas e significativas sobre a série, ferramentas para os professores e profissionais apoiarem os seus alunos e oportunidades para as pessoas se envolverem em projetos comunitários. Além disso, os espectadores terão acesso a um conjunto de informações detalhadas sobre opções de tratamento e sobre as complexidades do sistema de recuperação e dependência.

"À medida que esta geração atinge a maioridade numa sociedade que enfrenta uma verdadeira epidemia de opiáceos, acreditamos que, mais do nunca, o poder desta narrativa e a colaboração com especialistas, como a NIDA e a Michelle Lipinski, será um alerta para o público, pais e comunidade, de forma a acabar com o estigma, promover empatia e expandir o acesso a tratamento para os jovens", refere Chris McCarthy, Presidente do ViacomCBS Entertainment & Youth Group.

"Foi um privilégio ganhar a confiança de Michelle e destes adolescentes notáveis que, de forma corajosa, partilharam a sua jornada e demonstraram uma resiliência extraordinária enquanto trabalham para superar o vício", afirma Nina L. Diaz, Presidente e Chief Creative Content Officer do ViacomCBS Entertainment & Youth Group. "É uma enorme honra podermos trazer as suas histórias poderosas para primeiro plano."

"Quando fundei o Recovery High, o meu objetivo era criar uma comunidade em que os alunos pudessem recuperar do vício em segurança", declara Lipinski. "Por isso, estou muito grata pela parceria com a MTV, que vai contar esta história de resiliência e demonstrar que a recuperação é possível com a ajuda da comunidade certa. Espero que possamos ser um modelo para outras escolas e comunidades que estão também a enfrentar e a procurar soluções para este problema."

"A diretora Michelle Lipinski e os alunos da Recovery High depositaram a sua confiança em mim, garantindo um acesso sem precedentes às suas vidas e permitindo que esta série documental revelasse a dor do vício adolescente e a alegria da recuperação", constata Liss. "Estou muito agradecido à MTV por revitalizar este franchising com o 16 and Recovering e, assim, abordar uma das questões críticas que mais afetam os jovens e as suas famílias."

Nesta minissérie, o público acompanhará o caminho dos alunos e das suas famílias durante a recuperação, guiado por membros do corpo docente, que também já passaram pelas suas próprias experiências com o vício, desde a dolorosa perda de jovens vidas até aos primeiros e esperançosos sinais de recuperação. Além disso, as experiências destes alunos fornecem uma visão das complexidades do tratamento, incluindo seguros de saúde e assistência médica, barreiras financeiras e as dificuldades de navegar no sistema judicial.

A MTV procura assim alargar o debate sobre este tema, o que está acessível a todos através da hashtag #16andRecovering. É possível encontrar mais recursos sobre transtornos por utilização de substâncias e saúde emocional em 16andRecovering.com.

16 & Recovering foi realizado por Liss, que foi produtor executivo juntamente com Devin Amar (Scheme Engine), Regina K. Scully, Artemis Rising Foundation e The LEF Foundation. Lily Neumeyer e Benjamin Hurvitz são os produtores executivos da MTV.

Ogilvy

Publicidade