MTV convida a visitar de forma exclusiva o inebriante mundo de Madonna em MADAME X

22-07-2021

A MTV e a Paramount+, o serviço de streaming da ViacomCBS anunciaram esta semana que o altamente antecipado documentário de Madonna, o MADAME X, vai estrear em outubro exclusivamente na Paramount+ nos EUA, América Latina, Austrália, países nórdicos e Canadá, sendo que os fãs dos restantes mercados poderão assistir em primeira-mão a este documentário na MTV, incluindo na MTV Portugal.

Filmado na cidade que Madonna escolheu para viver e que tanto influenciou o seu último álbum, Lisboa, o documentário realizado por Ricardo Gomes, o fotógrafo e videógrafo português que acompanha a artista há mais de dois anos, captura a rara e arrebatadora performance da Madame X Tour deste ícone da pop, concebida para teatros e idolatrizada pelo público que esgotou datas e locais em todo o mundo.

A experiência de streaming íntima e sem precedentes levará os espectadores a uma viagem tão atraente e audaciosa quanto a destemida personagem de Madonna, Madame X, uma agente secreta que viaja pelo mundo, mudando identidades, lutando pela liberdade e trazendo luz a lugares sombrios.

"Partilhar a minha visão com o público global tem sido profundamente significativo para mim. A oportunidade de levar esta mensagem e a arte vibrantes de todos os envolvidos a uma audiência ainda mais ampla chega num momento em que a música é absolutamente necessária para nos lembrar do vínculo sagrado que a humanidade compartilha", afirma Madonna.

"Madonna é, sem dúvida, a maior superestrela mundial, sendo que nunca parou de ultrapassar os seus limites e de moldar a paisagem da cultura pop. Ela e a MTV têm uma história conjunta incrível e estamos muito entusiasmados por continuar a ampliar esta parceria a nível global com a estreia mundial e exclusiva de MADAME X, com streaming na Paramount+, em outubro, e transmissão na MTV", refere Bruce Gillmer, Chief Content Officer, Music, Paramount+ e President of Music, Music Talent, Programming & Events, ViacomCBS.

A virtuosa performance de Madonna em MADAME X celebra o décimo quarto álbum de estúdio, com o mesmo nome, vencedor de sete Grammy Awards, que estreou em primeiro lugar da tabela Billboard 200 e combina novas músicas ao lado de sucessos anteriores e favoritos dos fãs numa jornada dramática incomparável.

O álbum, linguisticamente diversificado e inspirado na sua vida imersa nas ricas influência culturais de Lisboa, é uma carta de amor ao multiculturalismo e um testemunho da influência transformadora de Madonna e do respeito pela cultura global, que mereceu elogios por parte do The New York Times, que o classificou como um "espetáculo pop reimaginado para um palco de teatro, combinando a sua música mais recente e apelando a uma consciência política com uma intimidade impressionante".

Madonna é reconhecida universalmente pela sua arte e capacidade de assumir riscos, sendo que MADAME X conta com 48 performers no palco, incluindo os filhos da artista, músicos e dançarinos de tudo o mundo e a Orquestra Batukadeiras, uma orquestra exclusivamente feminina cuja apresentação de Batuka evoca o Batuque, um estilo de música criado pelas mulheres de Cabo Verde.

A tour reuniu a aclamação da crítica, dos fãs e dos media, sendo que a Forbes afirmou que "enquanto Madame X, Madonna assume a sua personalidade mais autêntica em palco em muitos anos" e a Billboard descreve-a "no seu melhor, sem remorsos, intransigente, inflexível e em controlo total". O The Atlantic descreve o seu impacto cultural: "O poder de um show tão bem-sucedido como este é que tem a capacidade de nos transportar diretamente para um espaço cerebral quente, atrevido e diversificado que nos faz acreditar que é correto. Que melhor entretenimento poderia haver do que deixar um evento com a sensação de uma que uma estrela pop pode salvar o mundo?".

O documentário MADAME X foi realizado por Ricardo Gomes, com codireção da SKNX e direção musical de Kevin Antunes.

A Madame X Tour foi criada e realizada por uma equipa liderada por Madonna que inclui Jamie King como produtor criativo e Megan Lawson enquanto codiretora e coreógrafa principal. Damien Jalet deu uma contribuição criativa e de coreografia adicional, Eyob Yohannes foi a responsável pelo figurino, a direção musical ficou a cargo de Kevin Antunes e a cenografia foi feita por Ric Lipson para a Stufish Entertainment Architects.

Ogilvy