Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos celebra o centenário desta instituição num encontro entre IPO Lisboa, Cinema e Comunidade

15-12-2023

No âmbito das comemorações dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), foi lançado um convite para colaborar na organização de uma Mostra de Cinema com um triplo objectivo: estar tematicamente relacionada com o trabalho da instituição, constituir um momento de celebração da efeméride e promover o encontro entre espectadores de cinema, IPO e toda a comunidade envolvida com a instituição.

Numa co-organização entre o IPO Lisboa e o IndieLisboa, foram escolhidos seis filmes, de várias épocas e géneros - documentário, ficção, drama, comédia -, tendo cada um uma perspectiva diferente sobre a forma como lidamos com o cancro.

A Mostra vai decorrer entre 5 e 7 de Janeiro de 2024, no Cinema São Jorge, com duas sessões diárias. Antes de cada exibição, será feita uma introdução por um profissional de saúde do IPO Lisboa, cuja área de trabalho se relaciona com a temática do filme em questão.

Além das sessões de cinema, haverá também um painel de debate.

Entre os filmes exibidos, destaque para o cariz histórico da curta-metragem documental realizada por António Lopes Ribeiro em 1952, A Luta Contra o Cancro em Portugal, que será exibida na sessão de abertura, juntamente com La guerre est déclarée, de Valérie Donzelli.

Também fazem parte deste ciclo o premiado filme de Catarina Vasconcelos, A Metamorfose dos Pássaros, o mais recente trabalho de Claire Simon, Notre corps (2023) e The Farewell, de Lulu Wang, que estreou em 2019. A vertente mais intemporal desta Mostra inclui Caro diario, realizado e protagonizado por Nanni Moretti em 1993, e Love Story, de Arthur Hiller, lançado em 1970.

Esta é uma das várias iniciativas de comemoração dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, uma unidade de referência no tratamento, estudo e investigação do cancro.

A Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Drª Eva Falcão, sintetiza o Conceito desta mostra: 

Pode parecer uma combinação pouco habitual. Mas o cinema tem a capacidade de nos transportar para cenários e contextos que dão outra vida à vida. E a Oncologia, tema central desta Mostra de Cinema do IPO Lisboa, a marcar o centenário do Instituto – 29 de dezembro de 2023 –, é a base que une este programa de três dias de filmes que celebra, precisamente, a vida. A dos profissionais de saúde, a das pessoas que vivem com doença oncológica, a dos cuidadores e familiares e amigos e de todos os que, algum dia, contactaram com a doença.

Esta é uma mostra de cinema onde se exploram histórias emocionantes e impactantes sobre coragem, resiliência e esperança. Num olhar original, disruptivo e com a assinatura de cineastas de renome, em seis sessões que revelam as experiências humanas por detrás do diagnóstico do cancro – e não só –, mostrando os desafios enfrentados, mas também os triunfos, a força e a solidariedade que emergem de cada caso.

© IndieLisboa

O DJ e produtor francês de renome mundial e produtor, DJ Snake une forças com o artista sensação Peso Pluma para o novo single, "Teka", que já está disponível. O single foi apresentado pela primeira vez durante o explosivo set de DJ Snake no Coachella, quando Peso Pluma se juntou ao palco para interpretar a canção ao vivo.

A dupla twocolors, grupo em ascensão de Berlim, está de volta com um novo single. A canção "Stereo" é um lançamento muito aguardado pelos fãs, feito em colaboração com o cantor e compositor irlandês, Roe Byrne. Lançado com o selo da Virgin Records, "Stereo" é uma fusão de talento e inovação, combinando as melodias eletrónicas estimulantes dos ...

A banda de rock Kings of Leon, premiada nos Grammys, acaba de lançar "Nothing To Do", tema que faz parte do nono álbum de estúdio do grupo, "Can We Please Have Fun", que será editado a 10 de maio. A canção mergulha numa sonoridade pós-punk e com um vídeo, filmado inteiramente pelo vocalista Caleb Followill, mostra um lado mais intimista dos ...

Publicidade