Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos celebra o centenário desta instituição num encontro entre IPO Lisboa, Cinema e Comunidade

15-12-2023

No âmbito das comemorações dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa), foi lançado um convite para colaborar na organização de uma Mostra de Cinema com um triplo objectivo: estar tematicamente relacionada com o trabalho da instituição, constituir um momento de celebração da efeméride e promover o encontro entre espectadores de cinema, IPO e toda a comunidade envolvida com a instituição.

Numa co-organização entre o IPO Lisboa e o IndieLisboa, foram escolhidos seis filmes, de várias épocas e géneros - documentário, ficção, drama, comédia -, tendo cada um uma perspectiva diferente sobre a forma como lidamos com o cancro.

A Mostra vai decorrer entre 5 e 7 de Janeiro de 2024, no Cinema São Jorge, com duas sessões diárias. Antes de cada exibição, será feita uma introdução por um profissional de saúde do IPO Lisboa, cuja área de trabalho se relaciona com a temática do filme em questão.

Além das sessões de cinema, haverá também um painel de debate.

Entre os filmes exibidos, destaque para o cariz histórico da curta-metragem documental realizada por António Lopes Ribeiro em 1952, A Luta Contra o Cancro em Portugal, que será exibida na sessão de abertura, juntamente com La guerre est déclarée, de Valérie Donzelli.

Também fazem parte deste ciclo o premiado filme de Catarina Vasconcelos, A Metamorfose dos Pássaros, o mais recente trabalho de Claire Simon, Notre corps (2023) e The Farewell, de Lulu Wang, que estreou em 2019. A vertente mais intemporal desta Mostra inclui Caro diario, realizado e protagonizado por Nanni Moretti em 1993, e Love Story, de Arthur Hiller, lançado em 1970.

Esta é uma das várias iniciativas de comemoração dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, uma unidade de referência no tratamento, estudo e investigação do cancro.

A Presidente do Conselho de Administração do IPO Lisboa, Drª Eva Falcão, sintetiza o Conceito desta mostra: 

Pode parecer uma combinação pouco habitual. Mas o cinema tem a capacidade de nos transportar para cenários e contextos que dão outra vida à vida. E a Oncologia, tema central desta Mostra de Cinema do IPO Lisboa, a marcar o centenário do Instituto – 29 de dezembro de 2023 –, é a base que une este programa de três dias de filmes que celebra, precisamente, a vida. A dos profissionais de saúde, a das pessoas que vivem com doença oncológica, a dos cuidadores e familiares e amigos e de todos os que, algum dia, contactaram com a doença.

Esta é uma mostra de cinema onde se exploram histórias emocionantes e impactantes sobre coragem, resiliência e esperança. Num olhar original, disruptivo e com a assinatura de cineastas de renome, em seis sessões que revelam as experiências humanas por detrás do diagnóstico do cancro – e não só –, mostrando os desafios enfrentados, mas também os triunfos, a força e a solidariedade que emergem de cada caso.

© IndieLisboa

O icónico álbum FAITH, estreia a solo de George Michael lançada em 1987, vai ser relançado a 20 de fevereiro de 2026 em várias edições especiais e limitadas. O anúncio foi feito pela George Michael Entertainment e pela Sony Music, assinalando o impacto duradouro de um dos discos mais influentes da pop mundial.

O novo single de Miley Cyrus, "Dream as One", já está disponível nas plataformas digitais. A canção, escrita por Miley Cyrus, Andrew Wyatt, Mark Ronson e Simon Franglen, surge nos créditos finais de "Avatar: Fogo e Cinzas" e integra a banda sonora oficial do filme. A banda sonora original, composta por Simon Franglen, também já foi lançada.

MALLINA apresentou na passada sexta-feira, dia 5 de dezembro, o single "PRAIA DE TINTO", tema que antecipa o seu próximo EP, "JURO, EU CAÍ", com edição prevista para janeiro de 2026. Depois da recente colaboração com Dengaz em "Blindado", a artista regressa com uma canção de sonoridade lo-fi e dreamy, marcada por um ambiente noturno e...

A nova boyband britânica December 10 dá um passo decisivo na sua carreira com o lançamento de uma interpretação acústica ao vivo de "Bye Bye Bye", dos NSYNC, gravada nos icónicos Metropolis Studios, em Londres. O vídeo marca a primeira atuação completa do grupo, para lá dos excertos mostrados na série documental da Netflix Simon Cowell: The Next...

Publicidade