Morreu o cantor algarvio Nuno Guerreiro, vocalista da Ala dos Namorados

17-04-2025

Faleceu esta quinta-feira, aos 52 anos, o cantor Nuno Guerreiro, reconhecido vocalista da banda Ala dos Namorados. A causa da morte terá sido uma infeção grave. A notícia foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, através das redes sociais. Natural de Loulé, Nuno Guerreiro encontrava-se atualmente a trabalhar no Cineteatro Louletano, na área de produção.

O próprio Cineteatro confirmou o falecimento, ocorrido às 14h21 no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa. Numa nota partilhada, a equipa descreveu o cantor como "um exemplo de profissionalismo, orgulho e entrega", manifestando profundo pesar e choque perante a sua partida.

A notícia da morte de Nuno Guerreiro gerou uma onda de comoção e homenagens por todo o país. Manuel Luís Goucha foi dos primeiros a reagir, deixando uma emotiva mensagem nas redes sociais:
"Obrigado pelo encantamento da tua voz e do teu talento! E sim, vai pelo(s) céu(s) às cavalitas e que se soltem os beijos de quem lá mora e amas (Sara Tavares). Por cá continuaremos a tentar caçar sonhos e sóis."

Também o primeiro-ministro Luís Montenegro lamentou a perda:
"Hoje o mundo da música portuguesa ficou mais pobre. Nuno Guerreiro, da banda Ala dos Namorados, deixou-nos aos 52 anos. Foram várias as músicas cantadas por si que nos marcaram. À família e amigos, deixo as minhas sentidas condolências."

A Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva de Loulé, com quem Nuno partilhou momentos, escreveu:
"Não queremos acreditar. Depois de momentos tão bons que passaste com a nossa filarmónica. Descansa em paz, grande NUNO. Como fazias questão de dizer: Eu sou um GUERREIRO. Nunca te esqueceremos."

Miguel Gameiro, dos Pólo Norte, lembrou os momentos partilhados com o cantor "no palco, na estrada e na euforia do mundo das cantigas".

Já o maestro Rui Massena destacou:
"Partiu um amigo com uma voz excecional. Nasceu cedo demais para um país conservador e com pouca escala artística. O Nuno foi uma pessoa livre, e um dos melhores seres humanos que conheci. Até sempre."

Várias instituições culturais do Algarve, como o Teatro das Figuras e o Teatro Lethes, prestaram tributo ao artista, recordando o seu talento, alegria e profissionalismo em palco.

 A cantora Viviane, também algarvia, desabafou:
"Partilhar o palco contigo era sempre uma festa! Não acredito que partiste… é triste demais… injusto demais… Obrigada por teres feito parte da minha vida, querido amigo!"

Os seus companheiros do projeto "Zeca Sempre" expressaram a sua dor e deixaram um último adeus:
"Hoje partiu o nosso irmão Nuno. Descansa em paz, Nuno."

António Manuel Ribeiro dos UHF, publicou o seguinte: "O alerta noticioso surgiu a meio da tarde, inesperado. E quando assim acontece, nestes tempos de fúria digital, é preciso confirmar. Ninguém sabia mais do que a notícia divulgada. O Nuno Guerreiro deixara esta fisicalidade, corpo, alma e voz, mas ficará para sempre o registo da sua obra e a voz única que lhe conhecíamos. Como a cor das nuvens que nos escondem o azul celeste neste fim de tarde, esta é uma notícia da tristeza da alma."

A banda Quinta do Bill também deixou a mensagem: "A música em Portugal fica hoje mais pobre, com o prematuro desaparecimento do Nuno Guerreiro. Ainda recentemente partilhamos o mesmo palco em Viana do Castelo e celebramos a música e os afetos."

Nuno Guerreiro destacou-se no panorama musical português principalmente durante a década de 1990, com a banda Ala dos Namorados, formada em 1992. Ficaram célebres temas como "Solta-se o Beijo", "Fim do Mundo" ou "Loucos de Lisboa". Ao longo da carreira, a banda lançou oito álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e uma compilação de grandes êxitos. O último disco, "Brilhará", foi editado em 2023 com letras de grandes nomes da lusofonia, como Mia Couto, José Eduardo Agualusa e Fernando Pessoa.

Além da Ala dos Namorados, Nuno gravou quatro álbuns a solo e participou em vários projetos musicais, como "Zeca Sempre", ao lado de Olavo Bilac e Tozé Santos. O seu projeto mais recente, "Nuno Guerreiro & Mau Feitio", contava com músicos algarvios e tinha dado vários concertos nos últimos tempos.

A música portuguesa despede-se de uma das suas vozes mais singulares, que deixou uma marca indelével na história cultural do país.


Depois do sucesso dos seus mais recentes concertos esgotados em Portugal, Rubel regressa em novembro de 2026 com a digressão "BELEZA. Rubel e Violão", com datas marcadas para 13 de novembro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, 19 de novembro no Coliseu Porto Ageas, no Porto, e 21 de novembro no Convento São Francisco, em ...

António Zambujo vai regressar aos grandes palcos nacionais em 2026 para apresentar o seu décimo primeiro álbum de estúdio, intitulado Oração ao Tempo. O músico alentejano sobe ao palco do Coliseu do Porto no dia 11 de abril e do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a 17 de abril.

Depois de um arranque muito positivo, com sessões esgotadas em Lisboa, Coimbra e Porto, a tour "U Outro Lado" dos Delfins anuncia novas datas em várias cidades do país. Bragança recebe o espectáculo a 24 de janeiro, Leiria a 14 de fevereiro, estando ainda prevista uma nova localidade para 28 de março, a anunciar brevemente.