Morreu Hermeto Pascoal, o ''Bruxo'' da música brasileira, aos 89 anos

14-09-2025

O Brasil despediu-se no sábado, 13 de setembro, de um dos seus músicos mais talentosos e inventivos. Hermeto Pascoal, multi-instrumentista que levou o jazz brasileiro a palcos de todo o mundo, morreu no Rio de Janeiro, aos 89 anos.

A notícia foi confirmada através das redes sociais do artista. Pascoal estava internado desde 30 de agosto devido a complicações respiratórias provocadas por fibrose pulmonar em estado avançado. Apesar do acompanhamento hospitalar, o estado de saúde agravou-se nas últimas horas, culminando em falência múltipla dos órgãos.

Natural de Lagoa da Canoa, em Alagoas, onde nasceu em 1936, Hermeto ficou conhecido como "O Bruxo" pela sua extraordinária capacidade de criar música a partir dos mais improváveis materiais: chaleiras, brinquedos, sons de animais ou copos de água.

Ao longo de mais de 75 anos de carreira, o compositor e instrumentista destacou-se pela versatilidade, dominando acordeão, flauta, saxofone, piano, violão, teclados, metais e instrumentos folclóricos.

Vencedor do Grammy Latino em três ocasiões, Hermeto Pascoal apresentou-se nos maiores festivais internacionais e colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Fagner e Tom Jobim, bem como com lendas do jazz mundial, entre elas Chick Corea, Dizzy Gillespie e Miles Davis.

Foto: Direitos Reservados

Os Gipsy Kings by Diego Baliardo voltam a Portugal em 2026 com a "A Tu Vera" Tour, que assinala 35 anos de êxitos da rumba flamenca. Os concertos estão marcados para 1 de maio, no Coliseu Porto Ageas, e 10 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.