Morreu Brian Wilson, fundador dos Beach Boys, aos 82 anos

12-06-2025

Brian Wilson, fundador dos Beach Boys e uma das figuras mais influentes da história do rock, morreu aos 82 anos. A notícia foi confirmada esta quarta-feira, 11 de junho, pelos filhos do músico através de um comunicado publicado nas redes sociais da família.

"Estamos de coração partido ao anunciar que o nosso amado pai Brian Wilson faleceu", lê-se na nota divulgada. "Agora estamos sem palavras. Por favor, respeitem a nossa privacidade neste momento, pois a nossa família está de luto. Percebemos que estamos a partilhar a nossa dor com o mundo. Amor e Misericórdia."

Wilson enfrentava um quadro avançado de demência e encontrava-se sob tutela desde 2024, após a morte da sua esposa, Melinda Ledbetter Wilson. Foi ela quem cuidou do músico durante os seus últimos anos e desempenhou um papel crucial na sua vida pessoal e profissional. Após a sua perda, Brian declarou: "Ela era a minha salvadora. Ela deu-me a segurança emocional que eu precisava para ter uma carreira. Ela era a minha proteção."

Génio por detrás de álbuns revolucionários como Pet Sounds (1966), Brian Wilson tornou-se conhecido pelas suas harmonias vocais complexas, arranjos sofisticados e uma abordagem inovadora à produção musical. A sua obra redefiniu os contornos do rock e influenciou profundamente várias gerações de artistas, desde os Beatles até aos Radiohead.

O mundo despede-se de um ícone, cujo legado perdurará muito além da sua partida.

Foto: Direitos Reservados

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.