Morreu Arlindo Cruz, ícone do samba brasileiro, aos 66 anos

09-08-2025

Arlindo Cruz, um dos mais reconhecidos sambistas e compositores do Brasil, morreu esta sexta-feira, aos 66 anos. A notícia foi confirmada pela família através da página oficial do músico nas redes sociais.

"Mais do que um artista, Arlindo foi um poeta do samba, um homem de fé, generosidade e alegria, que dedicou a sua vida a levar música e amor a todos os que cruzaram o seu caminho", pode ler-se no comunicado publicado no Instagram.

Na mesma nota, é recordado que "a sua voz, as suas composições e o seu sorriso permanecerão vivos na memória e no coração de milhões de admiradores", acrescentando que "Arlindo parte deixando um legado imenso para a cultura brasileira e um exemplo de força, humildade e paixão pela arte".

O texto conclui com a mensagem: "Que a sua música continue a ecoar e a inspirar as próximas gerações, como sempre foi o seu desejo".

A saúde do músico encontrava-se fragilizada desde 2017, ano em que sofreu um grave Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nascido a 14 de setembro de 1956, no bairro de Madureira, no Rio de Janeiro, Arlindo Domingos da Cruz Filho compôs mais de 700 músicas, muitas delas no estilo samba "raiz", aquele que retrata a luta dos mais desfavorecidos, o amor e o quotidiano das comunidades.

Entre os seus maiores sucessos contam-se Será Que é Amor, O Show Tem Que Continuar, O Bem, Meu Lugar, Bagaço de Laranja, Agora Viu Que Perdeu e Chora e Meu Nome é Favela.

Foto: Direitos Reservados

Charli Elle é uma das confirmações para a edição deste ano das Festas do Mar, em Cascais, anunciou a organização, em conferência de imprensa. A artista, nascida e criada na cidade, sobe ao palco principal no dia 6 de setembro, pelas 19h, para um espetáculo no qual vai apresentar o álbum de estreia, "From Me To Her", o novo single...

Criado em Toulouse, França, em 2002, o festival internacional Les Siestes está de regresso a Portugal nos dias 29 e 30 de agosto, para a sexta edição em Coimbra. Uma nova localização e um novo formato de dois dias com o desígnio reforçado de continuar a explorar a elasticidade das fronteiras da música experimental.

A emblemática Carvoeiro Beach Party está de regresso no próximo dia 30 de agosto, prometendo uma edição memorável que assinala uma década de música e festa à beira-mar. O evento, de entrada livre, irá decorrer entre as 19h00 e as 03h00, transformando o areal da Praia do Carvoeiro numa verdadeira pista de dança ao ar livre....