Mini Festival Levante regressa a Tavira com cartaz diversificado

07-05-2025
José Manuel Martins
José Manuel Martins

"Tá' aí a vir o Levante, móh!" — é com este mote que Tavira recebe a segunda edição do Levante, o mini festival dedicado à arte, música e poesia. Organizado pela Ria Inquieta – Associação Cultural e integrado no Programa Equinócios do Município de Tavira, o evento estreia este ano uma nova extensão: o Hub Criativo Ria Inquieta, situado na Rua 4 de Outubro, n.º 24.

A programação arranca no sábado, dia 10 de maio, às 19h00, com a atuação de Lídia Brandão, cantora e compositora natural de Santos, Brasil. Acompanhada pelo guitarrista José Vieira, o duo promete uma viagem musical pelo samba, jazz e bossa nova.

Às 21h00, o palco será tomado por Jacaréu, nome emergente do indie-rap, que dará continuidade à noite com sonoridades urbanas e poéticas.

O festival prossegue no fim de semana seguinte, com o Ginásio Clube de Tavira a acolher, no dia 16 de maio, o concerto do Zé Manel Martins Trio. O músico convida o público a embarcar por ritmos angolanos, numa proposta que cruza influências da Banda Kalulu, Duo Angola-Brasil e Banda Atlântica, formações das quais é membro.

No sábado, 17 de maio, às 17h00, o destaque vai para The Chicken Nuggets, o grupo mais jovem a integrar a programação, composto por alunos das aulas de música da Associação Ria Inquieta.

O encerramento do festival está marcado para as 19h00 do mesmo dia, com a atuação dos Royal Bermuda. Com três discos editados e presença habitual na cena musical lisboeta, a banda apresenta-se em quarteto, com Duarte Loureiro na percussão e Francisco Nogueira no contrabaixo. A proposta sonora dos Royal Bermuda conjuga fado, milonga, chorinho e folclore europeu, numa fusão atlântica que atravessa o Mediterrâneo e revela o sotaque português da multiculturalidade.


Dois amigos, muitos voos e ainda mais histórias. É assim que nasce "Criando Bagagem", o novo espetáculo de comédia de Robson Sousa e Whindersson Nunes, que se reúnem no palco para compartilhar, com muito bom humor, as situações mais inusitadas que viveram enquanto rodavam o Brasil e o mundo *fazendo comédia*.

A arte drag sobe ao palco do Teatro Villaret, em Lisboa, no dia 23 de Fevereiro, com "A Toca das Loucas", um espectáculo que mistura humor, emoção e terapia de grupo. Criada e protagonizada pelas Queens da Haus of Bunny e encenada por Sincera Mente, a peça transforma vulnerabilidades em momentos de libertação, entre confissões, pop e muitas plumas....