Mimicat leva Portugal à final da Eurovisão

10-05-2023

Portugal está na final do 67.º Festival Eurovisão da Canção, que realiza-se no próximo sábado em Liverpool, no Reino Unido, com o tema "Ai Coração", composto e interpretado por Mimicat.

A primeira semifinal da Eurovisão 2023 aconteceu esta terça-feira à noite, no Liverpool Arena, Reino Unido, dada a impossibilidade da Ucrânia vencedora do ano passado com Stefania, da Kalush Orchestra – receber o evento. Devido à invasão russa, a organização decidiu que o anfitrião do concurso seria o segundo classificado, o Reino Unido.

Além de Portugal, Croácia, Moldova, Suíça, Finlândia, Chéquia, Israel, Suécia, Sérvia e Noruega também garantiram a passagem à final do concurso na primeira semifinal. Malta, Letónia, Irlanda, Azerbaijão e Países Baixos ficaram pelo caminho.

A segunda semifinal acontece já na quinta-feira, 11 de Maio. Concorrem canções de 16 países: Dinamarca, Arménia, Roménia, Estónia, Bélgica, Chipre, Islândia, Grécia, Polónia, Eslovénia, Geórgia, San Marino, Áustria, Albânia, Lituânia e Austrália.

A artista Inesh Bueno dá a conhecer o seu álbum de estreia, "My Song By The River", um trabalho profundamente pessoal composto por sete faixas que exploram temas como o trauma, a esperança, a pertença e a procura de identidade num mundo em constante transformação.

Libra sobe aos palcos do B.Leza e do Maus Hábitos, nos dias 5 e 6 de fevereiro, para apresentar Everyone's First Breath em formato intimista. Baseado no seu disco de estreia, o espetáculo assume-se como um manifesto sobre dor, esperança, luta e amor, apresentado de forma crua e próxima do público.

Miguel Araújo começa o ano de 2026 com o lançamento de Por Fora Ninguém Diria, o seu novo álbum de originais, já disponível nas plataformas digitais desde 1 de janeiro. O disco, que terá mais tarde edição limitada em vinil e CD, assinala o regresso do músico ao formato de longa-duração em nome próprio e celebra duas décadas de...

A MTV deixou de passar música na Europa e, com isso, fecha-se simbolicamente um dos capítulos mais marcantes da história da televisão. À meia-noite de 1 de janeiro de 2026, os canais musicais da marca desapareceram do ar, encerrando uma ligação que durante décadas definiu gerações, tendências e a forma como se consumia música.