Mimicat Lança ''Santa'', Um Hino à Liberdade e às Raízes

11-10-2025

A cantora e compositora portuguesa Mimicat acaba de abrir um novo e empolgante capítulo na sua carreira com o lançamento do seu mais recente single, "Santa". A canção já está disponível em todas as plataformas digitais e marca o início de um novo ciclo artístico para a artista em 2025, que promete vir acompanhado de uma imagem renovada e muitas novidades.

"Santa" é uma faixa profundamente pessoal e autobiográfica que se debruça sobre temas universais como a liberdade, a aceitação e a coragem de ir contra as expectativas.

A própria Mimicat explica a génese da canção: "É uma canção autobiográfica sobre a vontade de ir contra todas as probabilidades do meio que nos rodeia e partir em busca de uma verdade nossa, seja ela qual for. É sobre o medo que nos prende mas, sobretudo, sobre a coragem de o enfrentar. É um espelho - olho para dentro e vejo a urgência de ser fiel ao que sinto".

A artista destaca ainda a relevância das raízes familiares, afirmando que a música aborda a "importância da minha mãe e das raízes nas escolhas importantes".

Escrita pela própria cantora, "Santa" foi coproduzida com Filipe Survival, um dos seus produtores habituais. A dupla já tinha colaborado com sucesso em singles anteriores como "Agostinho" e "Vais Ter Saudades".

Com a produção executiva também a cargo de Mimicat, o tema nasceu ao piano e foi evoluindo com os arranjos de Filipe Survival, resultando numa sonoridade que a própria define como um "selo" ou uma "assinatura". Esta mistura musical harmoniosa combina elementos de soul, pop e fortes influências da canção portuguesa e até do fado.

Para ilustrar este melting pot de géneros, Mimicat recorre a uma imagem vívida: "Quase como se a Amy Winehouse viesse aos fados e bebesse um tinto com a Simone de Oliveira".

"Santa" está, assim, já disponível para audição, prometendo ser uma das faixas a marcar o novo ano musical de Mimicat.

Foto: Direitos Reservados

No âmbito das Comemorações dos 253 Anos da Criação do Concelho de Lagoa, o Auditório Carlos do Carmo acolhe o espetáculo "Bublé! The Tribute", que sobe ao palco em duas datas: 16 de janeiro, às 21h30, e 17 de janeiro, às 19h00.

O festival Sons de Vez regressa à Casa das Artes de Arcos de Valdevez entre 7 de fevereiro e 28 de março de 2026, com um cartaz que inclui nomes como Tiago Bettencourt, Milhanas, A Garota Não e Carlão. Na sua 24.ª edição, o evento volta a afirmar-se como o festival mais antigo dedicado exclusivamente à música feita em Portugal....

O Teatro das Figuras recebe, em janeiro, um dos nomes maiores da música portuguesa: Camané. Considerado uma das vozes mais carismáticas do fado e uma referência incontornável do panorama musical nacional, o fadista sobe ao palco algarvio no próximo dia 31 de janeiro, com um espetáculo apresentado em dose dupla, às 16h00 e às 21h30.