Miles Davis: Merci Miles! Live at Vienne! - Edição de gravação inédita de uma das suas últimas atuações ao vivo

11-05-2021

No dia 1 de julho de 1991, Miles Davis atuou com o Miles Davis Group no festival Jazz à Vienne, em França. Infelizmente, foi um dos seus últimos concertos antes do seu falecimento, em 28 de setembro desse ano. Esta gravação inédita será lançada no dia25 de junho, integrada na campanha "Black Music Month", uma iniciativa da Rhino Records.

A atuação eletrizante de Miles Davis no Jazz à Vienne inclui dois temas - "Penetration" e "Jailbait" - da autoria de Prince, com o qual ele tinha uma relação de admiração e amizade mútuas. MERCI MILES! LIVE AT VIENNE será lançado nos formatos 2 CDs e 2 LPs, bem como em todos os serviços de download e streaming. A edição inclui notas do historiador, jornalista e produtor Ashley Kahn e ilustrações de Bruno Tilley.

Em 1991, o trompetista mais famoso do mundo já tinha passado por cinco décadas de evolução musical - dele e do mundo à sua volta. Miles Davis combinou o jazz com ideias clássicas, com o R&B, o rock e o funk, criando obras híbridas que moldaram a música popular e o tornaram lendário. Em 1985, depois de 30 anos com a Columbia, Miles Davis assinou pela Warner Bros. Records (hoje Warner Records), uma editora com grandes artistas como Madonna, Van Halen e Prince.

O amor que Miles Davis sentia pela França está bem documentado, e em julho de 1991 ele recebeu a insígnia "Cavaleiro da Legião de Honra". Miles Davis recebeu a condecoração das mãos do ministro da cultura, Jack Lang, que o descreveu como "O Picasso do Jazz" alguns dias depois de ter dado um fantástico concerto no Festival Jazz à Vienne que agora é editado pela primeira vez. Miles Davis faleceu em setembro desse ano.

warner