Miguel Araújo celebrou 20 anos de carreira com quatro concertos esgotados

07-11-2025

Miguel Araújo celebrou duas décadas de canções com quatro concertos consecutivos esgotados, três na Super Bock Arena, no Porto, e a estreia em nome próprio na MEO Arena, em Lisboa, reunindo mais de 40 mil pessoas num espetáculo que percorreu os grandes momentos da sua carreira.

Ao longo das quatro noites, o músico revisitou todas as fases do seu percurso, num espetáculo meticulosamente preparado, onde emoção, humor e surpresa se cruzaram com a naturalidade de quem vive intensamente as canções que escreve. Entre clássicos e temas mais recentes, Araújo partilhou o palco com convidados especiais, como Rui Veloso, João Só, António Zambujo e Os Quatro e Meia, protagonizando alguns dos momentos mais marcantes do alinhamento, que incluiu temas como Fazer Canções, Má Fortuna, Tiques de Rico, Saudade, Quem?, Rancho Fundo, Pica do 7 e Dia da Procissão.

O espetáculo viajou ainda até à época d'Os Azeitonas, com interpretações de Anda Comigo Ver os Aviões e Quem És Tu, Miúda, e contou com um dos episódios mais inesperados da noite: Nena e Salsa, convidados surpresa, juntaram-se ao músico para interpretar Desenhos Animados e Miúda, recriando a energia dos primeiros tempos da sua carreira como compositor.

Entre os momentos mais surpreendentes destacou-se a entrada triunfal de António Zambujo, que surgiu de um dos camarotes da arena, arrancando aplausos e gargalhadas, e a participação surpresa d'Os Quatro e Meia, que se juntaram a Araújo para Dancemos um Slow e Balada Astral, criando uma dinâmica inesperada e festiva. Outro ponto alto foi a atuação dos Kapas — banda formada pelos tios de Miguel Araújo — que subiram ao palco para uma comovente versão de Satisfaction (Rolling Stones), num momento de pura celebração familiar e musical.

Acompanhado por uma banda de exceção — João Martins (saxofone e direção musical), Rui Reis (saxofone barítono), Rui Pedro Silva (trompete), Paulo Perfeito (trombone), Joana Almeirante (voz e guitarra), Pedro Romualdo (guitarra), Pedro Santos (baixo), Bruno Ribeiro (vibrafone), Mário Costa (bateria), Diogo Santos (teclados e voz) e Luís Megre Beça (percussão) —, Miguel Araújo voltou a afirmar-se como um dos mais notáveis compositores, intérpretes e guitarristas da música portuguesa.

Com produção irrepreensível, convidados de luxo e uma entrega total, esta série de concertos foi mais do que uma retrospetiva: foi uma celebração viva de 20 anos de canções que atravessam gerações e um novo marco na carreira de um artista que continua a escrever o futuro com brilho e generosidade.

  Think Out Loud | Fotos: Luís Lagadouro 


FEMINA é um disco incontornável da história da música portuguesa contemporânea e um marco na carreira de The Legendary Tigerman. Volvidos 15 anos do seu lançamento, Paulo Furtado repetiu a proeza de juntar várias mulheres talentosas em três palcos no passado mês de Abril: Casa da Música (Porto), Convento S. Francisco (Coimbra) e CCB (Lisboa)....

O fenómeno musical de AITANA continua imparável. O seu álbum "CUARTO AZUL" acaba de conquistar o Disco Duplo de Platina, consolidando-se como um dos maiores sucessos do ano. Lançado em maio, o disco marcou uma nova fase na carreira da artista, com uma sonoridade mais internacional e uma forte ligação ao público.