A jovem Marta Sofia dá o primeiro passo na sua carreira a solo aos 24 anos, com o lançamento do single "Preto e Branco". O tema marca o início de um novo capítulo na vida artística da cantautora, que tem vindo a construir o seu percurso musical desde tenra idade.
Com uma formação clássica sólida — estudou piano e, posteriormente, oboé — Marta Sofia destacou-se também pela sua versatilidade instrumental, tendo aprendido, de forma autodidata, a tocar guitarra. Atualmente, é oboísta na Orquestra Académica da Universidade de Lisboa e na Banda Filarmónica Olhalvense. Paralelamente, aprofunda os seus estudos em jazz e voz na New Music School, em Lisboa.
Foi na capital, para onde se mudou sozinha em 2017, que começou a compor as suas próprias canções, dando-lhes forma no espaço íntimo do seu quarto. Essas experiências, vivências e reflexões culminam agora em "Preto e Branco", um tema que alia simplicidade lírica a um instrumental nostálgico, mas esperançoso.
A canção explora a dualidade entre independência e partilha, traduzindo sentimentos de esperança, amor e saudade. Nas palavras da própria Marta Sofia, "as conquistas só são verdadeiramente conquistas quando temos alguém com quem as celebrar".
Com este lançamento, Marta Sofia apresenta-se como uma nova voz no panorama da música portuguesa, prometendo trazer autenticidade e sensibilidade ao universo da canção de autor.