Mariah Carey distinguida com Video Vanguard Award nos MTV VMAs 2025

04-09-2025

Mariah Carey vai ser homenageada com Video Vanguard Award dos MTV Video Music Awards e subir ao palco para oferecer um espetáculo imperdível, com um medley que vai percorrer os maiores êxitos da sua carreira.

A edição de 2025 dos prémios que celebram o melhor da música e entretenimento, conduzida por LL COOL J, será transmitida ao vivo para todo o mundo a partir de Nova York, na madrugada de 7 para 8 de setembro, domingo para segunda-feira, às 01:00 (hora portuguesa). A emissão arranca uma hora antes, diretamente do pré-show às 00:00.

A artista feminina mais vendida de todos os tempos regressa assim ao palco dos VMAs pela primeira vez em 20 anos, num verdadeiro momento full circle ao receber o mesmo prémio que entregou a LL COOL J em 1997. A sua última atuação em formato medley (2005) incluiu o êxito We Belong Together do seu décimo álbum multiplatina The Emancipation of Mimi, que acaba de celebrar o seu 20.º aniversário.

Mariah estreou-se nos VMAs em 1991 com uma interpretação magistral de Emotions, a sua primeira atuação em direto desse hit numa cerimónia de prémios, deixando o público rendido à sua impressionante extensão vocal de cinco oitavas. Já em 1998, Mariah e Whitney Houston abriram o espetáculo com um momento icónico da cultura pop, quando ambas surgiram "acidentalmente" com o mesmo vestido.

Conhecida pelos seus vídeos marcantes, incluindo Honey, Heartbreaker, Obsessed, Touch My Body, Breakdown e #Beautiful, a vencedora de cinco GRAMMYsâ já vendeu mais de 220 milhões de álbuns em todo o mundo e alcançou 19 singles nº1 no Billboard Hot 100 (18 dos quais escritos por ela) – mais do que qualquer outro artista a solo na história.

Mariah Carey prepara-se para lançar o seu aguardado 16.º álbum de estúdio, Here For It All (a 26 de setembro), que inclui o novo single Type Dangerous, nomeado este ano na categoria de Best R&B.

A artista junta-se assim à constelação de estrelas que já receberam esta distinção, como Katy Perry, Shakira, Beyoncé, Nicki Minaj, Madonna, Janet Jackson, LL COOL J, Jennifer Lopez, Rihanna, Justin Timberlake e Missy Elliott. David Bowie, os Beatles e o realizador Richard Lester foram os primeiros a receber este prémio na primeira edição dos VMAs, em 1984.

Bar Ogilvy | Foto:D.R.

Na noite de sábado, 23 de agosto, a Alameda da Praça da República, em Portimão, encheu-se de música e emoção com a 11.ª edição do Festival de Acordeão João César, um evento que homenageia uma das figuras mais marcantes da cultura local e que, ano após ano, tem conquistado lugar de destaque no panorama musical português.

Lisboa viveu quatro dias de verdadeira euforia entre 21 e 24 de agosto, com a passagem de Luan Santana pela MEO Arena. O cantor brasileiro, de 34 anos, tornou-se o primeiro artista em três décadas de história da maior sala de espetáculos de Portugal a esgotar quatro noites consecutivas, apresentando o projeto "Luan ao vivo na lua", uma megaprodução...