De 5 a 10 de agosto, Portimão voltou a afirmar-se como a capital da sardinha, com a 29.ª edição do Festival da Sardinha a atrair mais de 127.000 visitantes à zona ribeirinha da cidade.
Maria João lança ''Tudo O Que Quis'' - Do 2º lugar no The Voice ao single de estreia

Natural da cidade berço de Portugal, com apenas 20 anos, Maria João estreia-se com 'Tudo O Que Quis' e uma sonoridade muito própria, muito dela e das suas raízes, da tradição que bebe e carrega, e daquilo que a faz sonhar.
Cresceu com a música à sua volta: da tábua de ferro em miniatura fazia um piano, da sala de estar fazia um palco, e da família os seus espetadores. Desses palcos de brincar a estudar música a sério foi um ápice - dedicou-se à música durante 8 anos, a formação musical e instrumentos, neste caso, piano, trompete e voz.
Surge o The Voice Portugal na sua vida e, de repente, um brilhante segundo lugar na edição de 2023. Foi então que percebeu que este seria o caminho, "Tudo O Que Quis".
"Desde então interesso-me imenso sobre a escrita de canções e de que forma posso expressar aquilo que sinto e vivo para elas com o propósito de outros se puderem identificar comigo. O que mais desejo é isso mesmo, que possam usar a música para a banda sonora da vossa vida." afirma Maria João.
Em 'Tudo O Que Quis' a artista tentou passar-nos exatamente tudo o que quer, o que deseja, o que ambiciona. "A letra desta canção é a minha vida, os meus pensamentos, os meus gostos, os meus sonhos. É um espelho daquilo que digo, da forma como gosto das pessoas que me rodeiam, das asneiras que por vezes faço, de amores não correspondidos." acrescenta.
Nada tem sido banal neste caminho, e não será certamente na sonoridade que nos entrega, pois o seu grande objetivo é transportar toda a tradição que tem bebido nos locais por onde passa e de onde é. A sonoridade tradicional com muita alegria em cada frase leva-nos exatamente ao Minho, de onde é Maria João — esta sonoridade faz-nos imaginar e pensar nos avós que viveram para o trabalho, que nasceram num meio fechado e conservador. Um meio onde o amor era simples, guardado com muita sensibilidade e cuidado no coração de cada um.
"Que privilégio é querer fazer um single que transmita toda esta vivência, esta coragem e força de crescer, de querer ser alguém, de querer ter um amor, de não querer ter ninguém, de querer." conclui a artista.
Este projeto reflete a forma como a cantora vê as pessoas que a rodeiam e as suas vivências. Revê-se ao escrever para quem vive com ela neste "mundo maluco" porque são, como refere, "os primeiros a contar-me peripécias das suas vidas e dar mote para as minhas canções. E é tão bom escrever sobre as pessoas de quem gosto.".
O single de estreia de Maria João conta com letra da própria e de Vitor Lusquiños, e produção de Gabriel Faria. Encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.
Teresa Lemos | Foto: Direitos Reservados
A edição de 2025 contou com inúmeras estreias nos palcos do festival, recebendo assim mais 52 mil pessoas ao longo de 11 dias, durante o mês de Julho. Artista como Seal, Benjamin Clementine, Masego, Ezra Collective, Gilsons, Slow J, Rita Vian, Jota.pê, Slow J e Ganso, entre tantos outros, passaram pelos palcos do festival. "Estamos muito...
AITANA culmina a sua METAMORFOSE com três estádios esgotados e mais de 160 mil espectadores
AITANA, a artista pop espanhola número 1 da atualidade, fez história com a sua digressão mais ambiciosa até à data, Metamorfosis Season, que reuniu mais de 160 mil espectadores em três concertos completamente esgotados em Barcelona e Madrid. Uma produção impressionante que transformou o estádio Riyadh Air Metropolitano no novo epicentro da...
A cantora, compositora e atriz brasileira Juliana Linhares protagonizou, nas últimas semanas, dois dos momentos mais marcantes da música ao vivo em Portugal, com atuações intensas e emocionantes na Festa Sons da Lusofonia, em Ovar, e no Festival MIMO, em Amarante. Com uma presença magnética em palco, Juliana reafirmou-se como uma das vozes mais...