Fernando Daniel confirmou o momento alto da sua carreira ao esgotar, quase dois meses antes, os dois concertos de encerramento da tour "V.H.Sessions", no Coliseu de Lisboa, marcados para 21 de fevereiro.
Manel Steel estreia-se com o single ''Canto Para Espantar''

Manel Steel apresenta-se finalmente ao público com o seu primeiro single de originais. "Canto Para Espantar" nasce de um processo de vida intenso, entre a medicina e a música, entre escolhas difíceis e a impossibilidade de silenciar uma vocação. Gravado entre os estúdios Namouche e Bela Flor, com produção de Sebastião Macedo (O Príncipe), o tema chega agora às plataformas digitais como a primeira amostra do álbum de estreia que está a caminho.
A música sempre foi uma constante na vida de Steel: estudou violino, guitarra, piano e voz, passou pelo Conservatório de Lisboa, pela Orquestra Metropolitana e pelo Hot Club. Durante anos escreveu canções sem as gravar, até decidir que não queria deixar sonhos por cumprir.
"Quero cantar o que não se vê, o que não se diz. Ser companhia para quem se sente sozinho. Mostrar que é ok sentir, que é ok estar triste, e que a vida, mesmo dura, pode ser mais leve quando a partilhamos", afirma o artista.
"Canto Para Espantar" foi escrito em Bordéus, numa fase de introspeção, e reflete sobre a tensão entre seguir a medicina e a música. Mais do que uma canção de luto, é um hino à reconciliação com a arte e com a autenticidade. Uma prece em forma de melodia, onde o pop/rock elétrico se funde com a tradição de cantar em português.
A sonoridade da canção combina uma base de pop/rock alternativo com camadas de sintetizadores atmosféricos, guitarras intensas e linhas melódicas que dão profundidade e urgência ao tema. A mistura de elementos orgânicos e eletrónicos criam uma textura rica e contemporânea, refletindo tanto a fragilidade quanto a força que Manel Steel transporta na sua música.
Com este primeiro single, Manel Steel revela-se como uma voz nova da música nacional, capaz de unir fragilidade e força, ciência e arte, Lisboa e Nova Iorque, exatamente como o seu nome sugere.
"Canto Para Espantar" já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
Teresa Lemos | Foto:D.R.
Sílvia Pérez Cruz atua em Lisboa em junho
A cantora catalã Sílvia Pérez Cruz atua no Tivoli BBVA nos dias 5 e 6 de junho, inserida numa nova digressão internacional com 15 datas em 2026. A artista apresentará novas canções, combinando sons familiares com novas sonoridades. Recentemente condecorada com a Ordem de Afonso X, O Sábio, Sílvia é reconhecida pelo impacto positivo da sua obra e...
Luca Argel apresenta ao vivo, pela primeira vez, o novo álbum o homem triste no próximo dia 31 de janeiro, num concerto no Cine-Teatro de Amarante. O trabalho, com lançamento marcado para 23 de janeiro e produção de Moreno Veloso, centra-se numa reflexão sobre masculinidade, cuidado e vulnerabilidade.
A Orquestra de Jazz do Algarve inicia o ano de 2026 com um concerto no Auditório do Centro Cultural de Lagos, no dia 28 de janeiro, às 19h, integrado nas comemorações do aniversário da Elevação de Lagos a Cidade.




