Depois de quatro décadas a marcar gerações, os Jafumega celebram 45 anos de carreira com dois concertos muito especiais no final de 2025. O anúncio chega no mesmo momento em que a banda lança "Líquidas Fronteiras", o novo single que assinala o regresso de uma das formações mais emblemáticas da música portuguesa.
MALLINA acaba de lançar prece a ''s.pedro''

MALLINA começou o ano com 'INA', um shot duplo cheio de sonoridades latinas, urbanas e o seu tão característico Pop. Para dar continuidade a este lançamento, a artista entrega agora aquela que diz ser uma prece a São Pedro, porteiro do céu ou santinho da chuva, como preferirem, para que pare de chover.
A artista está a criar uma persona divina, pois todo esse Universo a fascina, no entanto, esta canção não é só sobre chover, como também sobre chorar. A água é o elemento, a forma como corre é o foco.
"A chuva é inesperada e simplesmente não a controlo, às vezes acontece-me o mesmo quando choro. São águas abertas com tanta força, que nem pedindo ao melhor santo as faz parar de cair. O Choro ou a chuva? Acho que ambos!" afirma a cantora.
's.pedro' é mais uma canção que embora chuvosa, nos entrega ritmos quentes, com a produção da artista e também de Bruno Mota. Janga ficou a cargo dos últimos pingos de chuva, entenda-se: do mix final, e é este mote que faz com que, talvez, em breve, pare de chover.
"Sempre me fascinei por ouvir a minha avó rezar aos santos, quer fosse ao São Pedro por causa da chuva, à Santa Bárbara por causa das trovoadas… O que é certo é que o fazia sempre como forma de reconforto e apesar de não prestar tanta atenção na altura, hoje lembro-me que até quando não parava de trovejar, a minha avó brincava com a situação e dizia 'Raio da santa! Não 'tá p'rai virada hoje'." acrescenta MALLINA.
É nesta mística entre a crença da sua avó e o simples facto de que manifestando podemos alterar a meteorologia que a artista aborda este tema numa letra cheia de expressões caraterísticas do Sul e referências ao Divino.
"Já não peço ao santo, o santo que peça, eu já não caio nessa" — é quando se confronta com os pedidos não concedidos que MALLINA percebe que talvez a Santa tenha de ser ela, e que seja ela mesma capaz de fazer acontecer.
"Escrevi esta música também como uma espécie de oração como as que ouvia das mulheres da minha família, uma espécie de reza para que um dia eu pare de chorar, mas que na verdade nunca vai funcionar. "Pedi ao s.pedro, pra que não chovesse, se santa sou eu, porque é que choveu?"."
Esta 's.pedro' é a largada das águas para o seu segundo EP, que contará com novas paisagens sonoras e temáticas muito relacionadas com a chuva e o ato de chorar. Será associando as sonoridades mais urbanas ao Latin Pop que a artista nos entregará a oração perfeita aos deuses das águas, sejam elas quais forem. 's.pedro' encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais.
Teresa Lemos | Foto: André Matos
A 36.ª edição da Feira Concurso Arte Doce já tem data marcada e promete, mais uma vez, conquistar os sentidos dos visitantes. O evento terá lugar de 23 a 27 de julho, no Complexo Desportivo de Lagos, mantendo o formato que ao longo dos anos se tornou um verdadeiro ex-líbris do verão algarvio.
Rui Veloso & Banda Sinfónica da GNR em concerto gratuito na escadaria do Palácio de São Bento
No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que decorrem até 2026 — ano em que se assinala o 50.º aniversário da aprovação da Constituição da República — a Assembleia da República promove um concerto inédito com Rui Veloso, no próximo sábado, dia 24 de Maio, pelas 21h00, na escadaria exterior do Palácio de São Bento.
O Município de Lagoa volta a dar as boas-vindas ao verão com a realização da 11.ª edição do emblemático Carvoeiro Noite Black & White, agendada para o próximo dia 21 de junho. O evento, que se destaca no calendário nacional de festividades, coincide este ano com a celebração simbólica do solstício de verão – o dia...