''Macumba'' junta LilBoy Bruce a Apollo G

27-12-2024

LilBoy Bruce acaba de lançar o primeiro feat do ano, no final do mesmo, 'Macumba' com o rapper Apollo G. 2024 fica marcado, na carreira do artista, pelos lançamentos 'PROCESSO' e 'CRIMINAL BODY' onde aborda a intimidade física e o prazer 'fatal'. O artista encerra o ano com um lançamento há muito esperado, a colaboração com Apollo G.

Apollo G, rapper de origens Guineense e Cabo Verdiana, emerge na cena musical portuguesa com um estilo irreverente, uma voz significativa na comunidade lusófona que aborda as suas raízes africanas. Dentro dos vários sucessos, destacam-se 'Decha Mundo Roda 3' que acumula mais de 3 milhões de visualizações no YouTube e 'Cabeça Cheia' com Plutónio.

Até este ano, LilBoy Bruce já nos tinha apresentado o seu EP de estreia 'Black Mind'e mais de 10 singles originais, como Zoom, Julietae EX.

Esta 'Macumba' não é de todo negativa na carreira dos artistas, mas aborda exatamente esse termo e a conotação pejorativa que o acompanha, desafiando estereótipos e preconceitos enraizados. O novo single de Bruce surge como uma resposta às críticas injustas enfrentadas por artistas africanos que, após atingirem o sucesso e não só, são frequentemente acusados de terem apenas "sorte" ou de recorrerem a "macumbas" para alcançar o que vão conquistando.

'Macumba' é um hino de resistência e valorização do trabalho árduo, da força e da persistência que estão por detrás de cada sucesso alcançado nas carreiras de ambos os artistas. Com versos impactantes, como o refrão de LilBoy Bruce – "Hora ki n'consegue co fala cuma I sorte, I ka sorte" –, a música reflete a trajetória dos artistas, desafiando o público a percepcionar o que realmente constrói o 'sucesso': talento, dedicação e sacrifício.

Cantada em crioulo, a música reforça as raízes culturais dos artistas, que traz também influências de Guiné-Bissau e de Cabo Verde. Esta colaboração entre LilBoy Bruce e Apollo G ultrapassa a música criada a dois, culminando numa ponte que une e fortalece as conexões entre os dois povos. "É só uma família, um sonho e um povo".

A produção de 'Macumba' ficou a cargo de VMBEATZ, como aconteceu nos singles anteriores de LilBoy Bruce. A mistura e masterização foram realizadas por Mixedbyfinesse.

Este single surge também com um videoclipe, com lançamento previsto para 29 de dezembro, com direção e conceito visual de John Bravo. Glaze assina a produção do vídeo, a realização ficou a cargo de Sérgio Carmona e a fotografia de cena por Fieldproject. Toda a produção executiva do vídeo e da canção ficam a cargo de Maktub Art Group.

'Macumba' é mais do que uma canção: é um manifesto cultural, uma celebração do esforço e da identidade africana, e um convite ao público para reconhecer e valorizar os artistas desde o início. Encontra-se agora disponível em todas as plataformas digitais

O Cais das Descobertas e o Jardim da Constituição, em Lagos, vão ser o palco de três noites de música, de 5 a 7 de setembro, sempre às 21h30, com entrada gratuita. Este ciclo de concertos vai dar destaque a artistas locais, com a presença de alguns convidados especiais.

A Mexilhoeira Grande, no concelho de Portimão, está pronta para receber a 24ª edição do Festival da Juventude, que se realiza nos dias 5 e 6 de setembro. O evento, conhecido por trazer grandes nomes da música nacional, vai decorrer no Polidesportivo da Figueira e promete dois dias de muita animação.

De 5 a 7 de setembro, a Serra do Pilar recebe artistas de diferentes geografias e sonoridades, num cartaz que cruza tradição e contemporaneidade, sempre com a música como linguagem universal. De acordo com Paulo Preto, curador do festival, "o Gaia World Music tem vindo a afirmar-se como um espaço multicultural que reflete a enorme variedade de...

A cantora e compositora Maria Luiza Jobim, filha do lendário Tom Jobim, sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA no dia 13 de outubro de 2025. A sua estreia em Portugal terá um convidado de luxo: o cantor António Zambujo, numa colaboração que promete unir o melhor da música brasileira e portuguesa.