Ludovico Einaudi junta-se à Decca Records e lança 7 álbuns em 7 meses

Um dos músicos de maior sucesso no planeta, o compositor e pianista inovador Ludovico Einaudi, acaba de anunciar o seu novo contrato discográfico com a Decca Records. Esta notícia surge ao mesmo tempo que Einaudi revela o projeto mais ambicioso dos seus 30 anos de carreira.

Einaudi, cujo fantástico estilo musical é reconhecido em todo o mundo, lidera consecutivamente os tops de vendas de música clássica no mundo com a sua música misteriosamente bela e evocativa. Com mais de 1 milhão de streams por dia, o pianista já conquistou o impressionante número de 2 mil milhões de streams, tornando-se, assim, o artista clássico com o maior número de streams de todos os tempos. O último álbum de Einaudi, "Elements", lançado em 2015, fez com que o pianista se tornasse o primeiro compositor clássico, em mais de 20 anos, a atingir uma posição no Top 15 da Lista Oficial de Álbuns do Reino Unido.

Em 2019, o músico vai dedicar-se ao projeto "Seven Days Walking": sete coleções de músicas que serão lançadas ao longo de sete meses consecutivos. O primeiro álbum, "Seven Days Walking: Day One", que entrelaça piano e cordas no seu estilo inconfundível, é o 14.º álbum de estúdio de Einaudi e será lançado no dia 15 de março de 2019 pela Decca. "Seven Days Walking: Day Two" chega um mês depois. Cada "dia", portanto, é lançado digitalmente com um mês de intervalo entre si, até chegar ao "Day Seven", que será lançado no outono numa caixa completa dedicada ao projeto "Seven Days".

O primeiro single do "Day 1", "Cold Wind", já está disponível nas plataformas digitais.

A inspiração para todo o projeto surge das caminhadas que Einaudi fazia pelas montanhas no inverno. O músico explica: "Em janeiro do ano passado, saía muitas vezes para caminhar pelas montanhas, e seguia quase sempre pelo mesmo caminho. Um dia caiu uma neve forte, e os meus pensamentos vaguearam livres pela tempestade, onde todas as formas, despidas pelo frio, tinham perdido os seus contornos e as suas cores. Talvez a sensação de essência extrema tenha sido o que deu origem a este álbum."

O primeiro álbum destaca vários temas, que depois se repetem em formas diferentes nos álbuns seguintes - sete variações que seguem o mesmo itinerário imaginário. Ou o mesmo itinerário, retraçado em sete períodos diferentes.

O compositor aprofunda: "No final, decidi misturá-los todos juntos numa espécie de labirinto musical, um pouco como se me estivesse a imiscuir nas voltas e reviravoltas do processo criativo, para compreender como uma ideia musical se pode desenvolver em várias direções e alterar-se para além do momento em que se ouve a música."

"Seven Days Walking" foi gravado entre setembro e outubro de 2018 em Schloss Elmau, na Alemanha e no Air Studios de Londres, e conta com a participação dos talentosos Federico Mecozzi no violino e viola e Redi Hasa no violoncelo, acompanhados pelo próprio Ludovico no piano.

Ludovico Einaudi regressa a Portugal para atuar no já esgotado Coliseu dos Recreios a 23 de março.

Universal Music Portugal

Publicidade