Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e...
Loulé presta tributo a Nuno Guerreiro com concerto repleto de convidados especiais

No próximo dia 30 de julho, pelas 21h00, o Monumento ao Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé, será palco de uma sentida homenagem a Nuno Guerreiro, uma das mais icónicas vozes da música portuguesa, natural deste concelho e falecido em abril deste ano.
A iniciativa, de entrada livre, é promovida pela Câmara Municipal de Loulé como forma de celebrar o legado artístico e agradecer a contribuição inestimável de Nuno Guerreiro para a música nacional. Trata-se de um convite aberto à população, especialmente a todos aqueles que acompanharam de perto a carreira e a voz incomparável do artista.
A homenagem contará com a participação de amigos, colegas e músicos que ao longo dos anos partilharam com Nuno não só palcos, mas também sonhos e cumplicidades musicais. O cartaz de luxo inclui nomes como Manuel Paulo e João Gil (Ala dos Namorados), Dani Silva, Dino D'Santiago, Hélder Moutinho, Luanda Cozetti, Miguel Moura, Nancy Vieira, Olavo Bilac, Os Mau Feitio, Rita Red Shoes, Shout, Tozé Santos e Viviane.
No palco estarão também músicos de renome, como Mário Delgado, António Viegas, Zé Nabo, Alexandre Frazão, Rúben da Luz, Ricardo Parreira, João Filipe, Ciro Bertini e o próprio Manuel Paulo, numa noite que promete ser emotiva e inesquecível.
A presença da equipa técnica e artística que acompanhou Nuno ao longo da vida - incluindo técnicos, roadies e o seu manager e amigo de sempre, Manuel Moura dos Santos - reforça o carácter íntimo e comovente deste tributo.
"Esta homenagem é um tributo à sua coragem, ao seu talento e à sua constante busca pela beleza e autenticidade. Que a sua música continue a inspirar gerações e a ecoar como testemunho de um dom raro: o de emocionar através da voz. Obrigado, Nuno, por teres existido!", afirmou, emocionado, Manuel Moura dos Santos.
Também Vítor Aleixo, presidente da autarquia, sublinhou a ligação especial de Nuno à sua terra: "Para sempre guardarei na memória a imagem de um artista encantador, apaixonado por Loulé e as suas gentes. Temos muitas saudades de ti, e este tributo é um pequeníssimo agradecimento por tudo o que significas para nós."
Nuno Guerreiro, falecido a 17 de abril de 2025, aos 52 anos, deixou um legado incontornável. A sua voz, eternizada em temas como "Loucos de Lisboa", "Solta-se o Beijo" ou "Caçador de Sóis", entre outros, marcou de forma indelével a música portuguesa das últimas três décadas, principalmente com o grupo Ala dos Namorados.
A 30 de julho, trinta e cinco artistas subirão ao palco, num espetáculo que se antevê memorável, à medida da grandeza do homem e do artista que foi Nuno Guerreiro.
O Município de Lagoa assinala com entusiasmo o enorme sucesso da 44ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que voltou a afirmar-se como o maior certame do género no Sul do país, atraindo milhares de visitantes ao longo de dez dias.
A Noite Branca voltou a transformar a cidade de Loulé num palco a céu aberto, juntando milhares de pessoas numa celebração que assinala, ano após ano, o adeus ao verão no Algarve.
O ciclo Notas Salgadas voltou a unir público e artistas num cenário singular do concelho de Olhão. No passado domingo, 24 de agosto, as Salinas do Grelha receberam o pianista Júlio Resende, que apresentou o seu projeto Fado & Further, em dueto com a guitarra portuguesa de Bruno Chaveiro.