O Festival F atingiu, na sua 10.ª edição, a maturidade. Uma década depois da estreia, o evento que se tornou marca identitária da cidade de Faro ultrapassou a barreira dos 400 mil espetadores, mas a organização sublinha que o verdadeiro valor já não se mede em números. O impacto comunitário, o sentimento de pertença e o reencontro anual com a...
Lorde está de volta com novo single, ''What Was That''

Lorde está de regresso com "What Was That", o seu primeiro grande lançamento em quase quatro anos. A canção, coproduzida pela própria Lorde, Jim-E Stack e Dan Nigro, está agora disponível nas plataformas digitais.
O vídeo oficial que acompanha o single foi filmado em Nova Iorque, incluindo o Washington Square Park, onde Lorde surpreendeu os fãs com uma performance espontânea.
"What Was That" é a primeira canção original a solo de Lorde desde o álbum "Solar Power" (2021). O single foi antecipado através de uma série de publicações enigmáticas nas redes sociais, notas de voz e excertos de áudio, com a fotografia da capa captada por Talia Chetrit.
A canção foi estreada ao vivo, quando Lorde apareceu no Washington Square Park, em Nova Iorque, a cantar e dançar ao som de "What Was That", tocada numa coluna portátil. Horas antes, a artista neozelandesa enviou uma mensagem em massa aos fãs através do seu serviço de SMS: "Encontramo-nos no parque hoje às 19h – x x". No entanto, o evento foi rapidamente interrompido pela polícia e guardas florestais devido ao excesso de pessoas. Algumas imagens deste momento estão incluídas no vídeo oficial.
"What Was That" foi coescrita e coproduzida por Lorde, Jim-E Stack e Daniel Nigro. Stack contribuiu com bateria, teclados, piano, sintetizadores e engenharia de som, enquanto Nigro acrescentou baixo, guitarra elétrica, piano e sintetizadores. A canção conta ainda com a participação especial do guitarrista Andrew Aged (Inc. No World).
Este lançamento surge como uma diferenciação do estilo adotado em "Solar Power" (2021) e um regresso à energia eletrizante de "Melodrama" (2018), álbum aclamado pela crítica.
Após "Solar Power", Lorde manteve-se relativamente afastada dos holofotes, aparecendo esporadicamente, como no concerto dos MUNA em 2023 ou na participação no álbum de tributo aos Talking Heads, em 2024. No verão passado, uniu-se a Charli XCX no remix de "Girl, So Confusing", confirmando-se como a inspiração por trás da canção original. As duas artistas já apresentaram a versão em dueto em palcos como o Madison Square Garden e o Coachella.
Com "What Was That", Lorde reafirma o seu lugar como uma das vozes mais inovadoras da música pop contemporânea.
Universal Music | Foto:D.R.
No passado sábado, dia 6 de setembro, o público do Festival F, em Faro, teve a oportunidade de visitar a Casa Guilhermina, onde encontrou Ana Moura a explorar novos caminhos musicais. A artista apresentou-se com a ousadia de misturar o fado com sonoridades de várias geografias: a kizomba e o semba de Angola, o funaná e...
Terminou no passado sábado, 30 de agosto, a 39.ª edição do Festival do Crato, que voltou a afirmar-se como um dos maiores festivais de verão em Portugal. Durante cinco dias, entre 26 e 30 de agosto, passaram pelo recinto perto de cem mil pessoas com bilhete adquirido, um número que reforça a importância crescente do evento no panorama cultural e...
O Município de Lagoa assinala com entusiasmo o enorme sucesso da 44ª edição da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa, que voltou a afirmar-se como o maior certame do género no Sul do país, atraindo milhares de visitantes ao longo de dez dias.