LES AMIS lançam álbum de estreia ''Zumbido''

30-03-2023

Em 2023, surge um novo projeto de música original de nome Les Amis, criado para dar corpo às canções do músico Nuno Filhó, baixista e compositor na banda Entre Aspas.

"Química", a primeira canção retirada do disco, tem uma sonoridade mais pop que outras canções do disco, com uma linha melódica e um refrão que persiste em ficar na memória, logo após a primeira audição.

O vídeo que acompanha o single, com realização de Cristina Filhó, é um "quadro visual" que veste a canção com as cores que a mesma transmite, com a interpretação e uma visão muito própria da realizadora.

Na sequência do projeto inicial dos Les Amis, composto por Nuno Filhó (Voz, Guitarra), Pedro Leote Mendes (Guitarra) e Paulo Franco (bateria), surgiu a vontade de partir para a interpretação de temas originais e com uma roupagem peculiar, com o convite à participação de vários músicos de diferentes áreas musicais, criando um projeto diferenciado no panorama da música nacional atual. 

O seu primeiro disco de originais – Zumbido – reúne 21 músicos que têm como elo de ligação a amizade e o facto de serem todos naturais ou residentes na região do Algarve. Este disco é uma viagem que nos transporta por um vasto universo musical, e que inclui instrumentos tão distintos e diferenciados como a sanfona, a cora, um garrafão de água de 18Lt ou uma caixinha de música com mais de meio século. Contendo uma sonoridade muito própria, que retorna o gosto pela audição completa e contínua de um disco, apresenta-se um pouco como os discos conceptuais de um passado recente. Não sendo apenas um conjunto de canções ou de singles, estes 12 temas descrevem, no seu todo, um percurso de vida e uma visão sobre o mundo que nos rodeia.

Este disco tem o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores.
O disco "Zumbido" já se encontra disponível em todas as lojas online. 

© |INIT4DAMUSIC|

Música e sustentabilidade. Estas foram apenas duas das grandes âncoras que marcaram a edição de 2024 do North Festival, evento que decorreu, pela primeira vez, no Parque de Serralves. O evento recebeu, ao longo de três dias, 65 mil festivaleiros e registou um impacto económico de 22 milhões de euros.