Leo Bianchini canta o Brasil na véspera das eleições brasileiras

Este sábado, véspera das eleições presidenciais no Brasil, o Coliseu Porto Ageas apresenta em estreia absoluta "Ouviram do Abaporu", do cantor, compositor e ativista brasileiro Leo Bianchini. Através de música, texto e projeções autorais de vídeo, o espetáculo conta a história audiovisual da cultura do país-irmão e os seus momentos mais históricos, e convida o público a viajar no tempo e na história do Brasil, contada pelo seu maior bem cultural: a música.
O espetáculo faz-se de canções marcantes que se conectam e produzem um discurso histórico, como "Chiclete com Banana", de Jackson Pandeiro, "Tropicália", de Caetano Veloso, "Canto das Três Raças", interpretado por Clara Nunes, "Nos Barracos da Cidade", de Gilberto Gil e Liminha, ou "Carinhoso", composta por Pixinguinha entre 1916 e 1917 e que é hoje a música brasileira mais regravada do Brasil. O espetáculo inclui também originais de Leo Bianchini.
Sob a batuta da história da música, é através do entendimento de uma música brasileira una que Leo Bianchini (membro da banda 5 a Seco, formada em São Paulo) interpreta algumas das obras fundamentais do cancioneiro popular urbano para traçar o desenvolvimento da arte brasileira a partir das suas independências: a proclamação oficial da independência pelo rei D. Pedro, que completou 200 anos recentemente, e a proclamação da estética artística acontecida há exatamente um século aquando da realização da Semana de Arte Moderna de 1922.
O título junta precisamente o grito da independência conforme cantado no Hino do Brasil - "Ouviram do Ipiranga, às margens plácidas" -, com a pintura a óleo "Abaporu", uma das mais importantes do movimento modernista, da artista brasileira Tarsila do Amaral, que, junto com a Semana de Arte Moderna de 1922, marca uma nova independência, uma autovalorização do Brasil, que se descobriu e deu a descobrir ao mundo a arte brasileira.
Após a estreia no Coliseu, este sábado, às 19h00, na sala Novo Ático, "Ouviram do Abaporu" segue para o Auditório Municipal de Vila do Conde, dia 4 de novembro. Com direção e guião da cantora e investigadora Naira Marcatto, "Ouviram do Abaporu" integra a programação MPB - Movimento Porto Brasil, que o Coliseu preparou para celebrar os 200 anos da independência do país-irmão.
Os bilhetes custam 8€ e estão à venda no Coliseu, Ticketline e locais habituais. Descontos: 50% estudantes, 25% maiores de 65 anos e famílias (+3), 20% Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto.
Sara Coelho | Foto:D.R.