Laura Pausini lança novo single e regressa a Portugal em dose dupla

16-09-2025

Laura Pausini anuncia o seu grande regresso: um novo single, um novo álbum e uma nova digressão, que passará por Portugal em Outubro de 2026. O single La mia storia tra le dita / Quem de Nós Dois já se encontra disponível nas plataformas digitais e marca o arranque de uma nova etapa, acompanhada pelo anúncio do muito aguardado regresso aos palcos: Io Canto / Yo Canto World Tour 2026/2027.

A artista acaba de ser confirmada na próxima edição da Gala dos Globos de Ouro, que decorre a 28 de Setembro no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

A partir de março de 2026, os holofotes estarão voltados para a 11.ª digressão mundial de Laura Pausini, pouco mais de um ano após o fim da sua última tour de recordes. Pela primeira vez, a artista dará início à digressão fora de Itália, concretamente em Espanha, no dia 27 de março, em Pamplona, passando também por Tenerife, Barcelona, Valência e Madrid. Seguem-se datas na América Latina (Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, República Dominicana e Porto Rico) e Estados Unidos (Miami, Orlando, Dallas, Los Angeles, Chicago, Toronto e Nova Iorque).
No outono, será a vez de Itália, Portugal e restante Europa, com concertos nas maiores arenas, antes de rumar ao Brasil em fevereiro de 2027 e regressar a casa com espetáculos em estádios e uma temporada de inverno que se prolongará até ao final do ano.

"Os concertos ao vivo são talvez a parte mais importante de qualquer projeto para mim, o verdadeiro objetivo de cada edição: o público", explica Laura Pausini.
"Este ano, quero visitar o maior número possível de cidades e apresentar um espetáculo que me represente a 100%. Estou a trabalhar intensamente para definir o palco certo, o alinhamento certo e a produção adequada, de forma a captar este novo capítulo da minha música. É uma bênção poder exercer um trabalho que tanto te devolve, e por isso coloco-me novamente ao serviço do público. Para mim, mais do que um calendário, é um encontro marcado com cada fã que vier cantar comigo."

Um calendário preenchido, à medida de uma artista internacional que há mais de 30 anos leva a sua música pelo mundo, e que apresentará temas do novo álbum Io Canto 2 / Yo Canto 2, a editar nos próximos meses pela Warner Music, além dos seus maiores êxitos.

Este projeto segue o rasto do êxito global do álbum de versões Io Canto / Yo Canto, lançado em 2006, como homenagem aos grandes clássicos italianos e para os dar a conhecer além-fronteiras. Um gesto de gratidão ligado ao seu primeiro Grammy, que a levou, no ano seguinte, à consagração em San Siro, perante 70 mil pessoas, a 2 de junho de 2007 — tornando-se a primeira mulher a alcançar tal feito.

"Depois do meu primeiro Grammy americano, decidi agradecer ao meu país levando ao mundo a música italiana que mais amava, e foi isso que fiz", recorda Laura Pausini.
"Talvez, para quem como eu começou a cantar em bares de piano, seja natural querer interpretar canções que, mesmo não sendo escritas por ti, fazem parte da tua vida e sentes como tuas. Continuo orgulhosa desse trabalho e nunca deixei de pensar que gostaria de criar novas versões desse álbum. A decisão surgiu durante a última digressão mundial, que começou em 2023 e terminou na noite de passagem de ano de 2024. Io Canto 2 / Yo Canto 2, que ao contrário do primeiro também será editado em espanhol, com canções de artistas latinos que admiro, representa para mim o resumo da minha profissão: prestar homenagem às músicas dos meus ídolos do passado, colocando-me não em primeiro plano, mas ao serviço da canção — e fazê-lo com orgulho."

O primeiro single, La mia storia tra le dita, estará disponível em quatro versões: italiano, espanhol (Mi historia entre tus dedos), português (Quem de nós dois) e francês (Mon histoire entre les doigts), acompanhado por um video oficial realizado por Gaetano Morbioli para a Run Multimedia.
A canção, uma reinterpretação de um clássico da canção italiana de Gianluca Grignani (1994), acaba de ser editada pela Warner Music em todas as plataformas digitais, com produção e arranjos de Paolo Carta.

A primeira apresentação ao vivo do tema surpreendeu os fãs no passado dia 7 de setembro, em Solarolo, durante a inauguração do primeiro museu em Itália dedicado a um artista italiano. Laura cortou a fita e ofereceu uma atuação improvisada junto às paredes daquela que foi a casa da família Pausini e mais tarde a sede do seu fã-clube oficial.

O único fã-clube oficial, fundado em setembro de 1995, celebrou este ano o seu 30.º aniversário, assinalado a 6 de setembro no Palacattani de Faenza (Ravenna), durante a Pau Party 2025, reservada exclusivamente aos membros do site Laura4U.com, que foram também os primeiros a ouvir em antestreia o novo single nas suas várias versões.

O Museu Laura Pausini abriu ao público no dia 13 de setembro: uma exposição permanente no coração da sua terra natal, onde a artista viveu desde a infância até aos primeiros anos de carreira. O espaço promete tornar-se destino obrigatório para os fãs da cantora, oferecendo uma experiência envolvente — uma viagem por prémios, trajes icónicos, memórias inéditas e um percurso de carreira inigualável.

Warner Music | Foto:D.R.

Luís Trigacheiro já tinha tido uma canção escrita por Diogo Piçarra, editada logo no seu primeiro álbum, trabalho de estreia lançado depois de ter vencido o The Voice em 2021 e de ter deixado rendidos todos os mentores dessa edição. Um deles era, precisamente, Diogo Piçarra, que, apesar de algarvio, não esconde as suas memórias de infância no...