King Gizzard & The Lizard Wizard revelam novo single ''Hate Dancin''

25-10-2022

Os australianos King Gizzard & The Lizard Wizard revelaram o seu novo single e vídeo, "Hate Dancin", retirado do seu próximo álbum, Changes, que será lançado no dia 28 de outubro. Sucedendo Laminated Denim, editado na semana passada - um álbum escrito especificamente tendo em mente a maratona de concertos esgotados no Red Rocks - e Ice, Death, Planets, Lungs, Mushrooms and Lava, Changes é o terceiro e último álbum de King Gizzard deste mês de outubro. Pensado originalmente como o quinto álbum do grupo a ser lançado em 2017, Changes acabou por se tornar o quinto álbum de King Gizzard lançado em2022 (antecipado pelo duplo álbum Omnium Gatherum, de abril, e Butterfly 3001, de janeiro). "Hate Dancin" é um tema certeiro, tendo pouco mais de 3 minutos. "Comecei a escrever uma canção sobre o quanto odeio dançar, mas depois apercebi-me que adoro dançar", diz o líder Stu Mackenzie. 

Ao longo de meia década, o sexteto foi assombrado por um projeto conceptual evasivo que superou todas as suas tentativas (das quais houve várias). Conceberam o álbum pela primeira vez em 2017, um ano agitado para o grupo. Em apenas doze meses, gravaram e lançaram cinco álbuns de material novo, mas a banda pretendia encerrar o ano com um álbum diferente. Esse álbum intitulava-se Changes e chega agora finalmente. "Penso em Changes como um ciclo de canções", diz Stu Mackenzie. "Cada canção é construída à volta da progressão de um acorde - cada canção é uma espécie de variação de um tema. Mas não sei se, na altura, tínhamos sequer o vocabulário musical para completar a ideia. Gravámos [parte do disco] na altura, incluindo uma versão de Exploding Suns que se encontra no álbum final. Mas quando as gravações terminaram, nunca senti que o disco estivesse concluído. Era como se tivéssemos uma ideia nas nossas cabeças à qual não conseguíamos aceder. Apenas ainda não sabíamos como fazer aquilo que queríamos fazer."

O grupo abandonou Changes e preparou o sedutor disco Gumboot Soup (o último de cinco álbuns que a banda lançou em 2017), e rapidamente ficaram enredados numa série de outras ideias bizarras que os encaminharam em novas direções infinitas. Mas o conceito de Changes não foi abandonado assim tão rapidamente. "Desde então que andamos às voltas [com este conceito]", acrescenta Mackenzie.

"Não é necessariamente o nosso disco mais complexo, mas cada pequena peça e cada som que vão ouvir foram muito pensados", diz Mackenzie. De facto, o álbum foi criado ao longo de cinco anos muito inventivos. Mas o álbum ensinou ao músico que os projetos operam de acordo com os seus próprios horários e estão prontos quando estiverem prontos.

As coisas boas acontecem a quem espera, e o magnífico Changes vale cada um dos 2 628 000 minutos que King Gizzard & The Lizard Wizard investiram nele. Embebido na sonoridade quente do R'n'B dos anos 1970 e guiado por simples mudanças de acordes que contêm multidões e completando outro ano incrível para o grupo, Changes é um disco soft-pop maravilhoso e luminoso. Venham perder-se no seu brilho cozinhado muito lentamente.

Changes está disponível em regime de pré-venda.

Universal Music

01-Arte-ptica-Manuela-2021-03