Juanes nomeado como Personalidade do Ano 2019 da Academia Discográfica Latina

A Academia Latina Discográfica anunciou hoje que o cantor, compositor, músico e filantropo, vencedor de 23 GRAMMYs Latinos e de dois GRAMMYs, Juanes, será a Personalidade do Ano 2019 da Academia Discográfica Latina, como parte do seu 20º aniversário.

Juanes será premiado pela sua arte criativa, pelos seus esforços humanitários sem precedentes, pelo apoio aos artistas emergentes e pelas suas contribuições filantrópicas. Através das suas canções, atuações internacionais, do seu trabalho com a organização Fundação Mi Sangre e como co-fundador da Paz Sin Fronteiras, Juanes continua a aumentar a consciencialização sobre o poder e a importância de construir a paz com credibilidade e consistência extraordinárias.

O reconhecimento de Personalidade do Ano pela Academia Discográfica Latina é concedido aos músicos de herança ibero-americana em reconhecimento não apenas pelas suas conquistas artísticas na indústria da música latina, mas também pelos seus profundos esforços humanitários. Entre os artistas que receberam o reconhecimento estão Marc Anthony, Miguel Bosé, RobertoCarlos, Plácido Domingo, Emilio Estefan, Gloria Estefan, Vicente Fernández, Juan Gabriel,Gilberto Gil, Juan Luis Guerra, Julio Iglesias, José José, Maná, Ricky Martin, Carlos Santana,Alejandro Sanz, Joan Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso.

"Juanes é jovem e ao mesmo tempo lendário. Um artista que nos inspirou através da sua música incrível desde há muitos anos e, ao mesmo tempo, trabalhou para alcançar uma mudança política, social e positiva no mundo", disse Gabriel Abaroa Jr., presidente/CEO de A Academia Discográfica Latina. "A sua liderança, trabalho filantrópico, além das suas mensagens positivas que vão além da música, refletem as suas imensas contribuições à comunidade, e por isso estamos verdadeiramente honrados em reconhecê-lo como a Personalidade do Ano da Academia Discográfica Latina deste ano."

"Lembro-me de participar do anúncio das nomeações dos GRAMMYs Latinos depois de lançar o meu primeiro álbum solo; senti-me tão impressionado com a emoção de ouvir o meu nome sete vezes, que tive de sair por um momento para processar como tinha acabado de mudar a minha vida para sempre", comentou Juanes. "Fui abençoado por ganhar três estatuetas naquele ano, e a Academia Discográfica Latina tem sido uma parte fundamental para levar a minha música a todo o mundo desde então. Hoje sou muito grato e profundamente honrado por me juntar a artistas ilustres como Juan Luis Guerra, Carlos Santana, Caetano Veloso e outros, que também foram premiados como Personalidade do Ano, continuando a minha colaboração com a Academia Discográfica Latina nos seus esforços para apoiar futuras gerações de novos artistas de língua espanhola."

Juanes será homenageado numa festividade especial cheia de estrelas com um concerto de homenagem, em que uma variedade de grandes artistas e amigos irá interpretar músicas do seu conhecido repertório, a 13 de novembro de 2019, no MGM Grand Convention Center, em Las Vegas.

Nascido em Medellín, Juan Esteban Aristizábal aprendeu a tocar violão com a sua família e aos 17 anos foi um dos fundadores do grupo de metal Ekhymosis. Após o seu grande sucesso na Colômbia, Juanes começou a sua carreira solo no ano 2000 com o álbum "Fíjate Bien", que recebeu ótimas críticas e revelou o som que o distingue: uma combinação da sua paixão pelo rock e pela música pop, pelas suas excelentes habilidades como guitarrista, letras profundamente introspetivas e uma orgulhosa admiração pelos ritmos folclóricos tradicionais e indígenas da Colômbia e da América Latina. Desde a sua estreia até "My Plans Son Amarte", o seu álbum visual mais recente e inovador, Juanes aperfeiçoou continuamente a sua habilidade artística e conquistou oito discos de platina, com 20 milhões de cópias vendidas, 12 singles que alcançaram o primeiro lugar e vários temas nos tops de vendas.

Ao longo do seu percurso, Juanes tem sido um pioneiro de destaque na crescente popularidade da música contemporânea em espanhol, com as suas performances de vanguarda em muitos dos locais de maior prestígio do mundo. Estas apresentações notáveis incluem os GRAMMYs Latinos, a cerimónia de entrega dos GRAMMYs, o Campeonato Mundial de Futebol, o Prémio Nobel da Paz, o Kennedy Center Honors, Rua Sésamo, várias apresentações no "Tonight Show",homenagens a Frank Sinatra, John Lennon, Bruce Springsteen, The Eagles, Fleetwood Mace outros, e uma atuação para famílias solicitada pessoalmente pelo Papa Francisco.

O compromisso de Juanes com o ativismo global vai muito além das suas letras apaixonadas; o artista dedica muito tempo e energia ao trabalho filantrópico com a sua Fundação Mi Sangre e a série de concertos Paz sin Fronteras. Participou em inúmeras iniciativas, tendo inclusivamente se apresentando diante do Parlamento Europeu como parte de uma campanha para aumentar a consciencialização sobre os perigos das minas terrestres no mundo, e liderou o segundo concerto da Paz sin Fronteras para 1.2 milhão de pessoas em Havana. Durante os últimos 13 anos, através do trabalho na sua fundação, Juanes contribuiu para o empoderamento de crianças e jovens que estão em risco na Colômbia para se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades e líderes para a construção de uma cultura de paz no país. Ao longo dos anos, a Fundação Mi Sangre teve um impacto direto e indiretamente em quase 1.5 milhão de pessoas em 123 municípios da Colômbia.

A renda líquida, resultante da venda de bilhetes para as comemorações da Personalidade do Ano da Academia Latina, será destinada à Fundação Cultural Latin GRAMMY, cuja missão é promover a consciencialização e a valorização internacional das importantes contribuições que fazem a música latina e os seus criadores para a cultura mundial, bem como para proteger o seu legado e património musical. O principal objetivo beneficente da Fundação é oferecer bolsas de estudo para estudantes de música interessados em música latina e que enfrentam dificuldades financeiras para pagar os seus estudos, bem como subvenções para académicos e organizações em todo o mundo para pesquisa e preservação dos vários géneros musicais latinos.

Universal Music

Publicidade