Jorge Palma recebe Medalha de Mérito Cultural no final do concerto ''70 Voltas ao Sol''

Jorge Palma apresentou as suas canções vestidas de gala numa noite inesquecível, integrada na programação do Lisboa na Rua 2020 da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC. No passado sábado, 12 de setembro, passavam poucos minutos das 21h30 quando subiu ao palco do Castelo de S. Jorge para se juntar à Orquestra de Câmara composta por 14 elementos, propositadamente constituída e dirigida pelo Maestro Cesário Costa para dar vida aos arranjos que os compositores e pianistas, Filipe Melo e Filipe Raposo, escreveram para o concerto de celebração do 70.º aniversário de Jorge Palma. 

Além deste elenco de luxo, juntou-se a Jorge Palma uma convidada especial. Cristina Branco cantou, em dueto, "Estrela do Mar", numa versão intensamente interpretada por ambos e também vivida pelo público que aplaudiu efusivamente.

As cerca de duas horas do concerto de celebração culminaram com Jorge Palma a receber a Medalha Municipal de Mérito Cultural pela mão do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina. "Só foi para mim uma surpresa ter que fazer 70 anos para receber a medalha de Mérito Cultural" sublinhou o autarca que convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se encontrava na plateia, a subir ao palco.

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de frisar que esta era a homenagem da cidade e que estaria em falta o reconhecimento nacional. "Hoje foi a homenagem da cidade de Lisboa, a seguir vai ser a homenagem nacional", disse, demonstrando vontade em condecorar Jorge Palma.

Numa noite em que o céu teve um brilho mais forte, Jorge Palma viu o seu percurso e vida dedica à música serem reconhecidos. Aplaudido de pé por todos os presentes - concerto com lotação muito limitada devido à Covid-19 -, mas também por todos os que seguiram atentamente a transmissão nas redes sociais - mais de 100 mil visualizações em menos de 12 horas -, Jorge Palma agradeceu, emocionado, demonstrando estar realizado e feliz com a celebração em palco das suas "70 Voltas ao Sol".

Bairro da Música | Fotos.D.R.