Joana Alegre disponibiliza novo single ''Nó'' e anuncia terceiro álbum

09-05-2023

A cantora e compositora Joana Alegre lançou o primeiro single do próximo álbum de originais. 'Nó' é uma poderosa canção de baroque pop na qual faz uma hábil fusão com a eletrónica mais contemporânea.

"A canção surgiu há pouco mais de um ano, da dor e impotência que sentia (e ainda sinto) sempre que ligava a televisão e assistia, em direto, à guerra, à revolução e repressão no Irão, à crise dos refugiados, às alterações climáticas... Ficava sempre um 'Nó', que se adensou com a conjuntura e soltou-se na canção", afirma Joana Alegre.

Com música e letra de Joana Alegre e produção de Choro, 'Nó'abre a porta para uma nova era na carreira da cantora e compositora, que será, acima de tudo, uma fase de afirmação da sua persona artística. A canção é acompanhada por um arrojado videoclipe, realizado por Pedro Ivan e Luís Cunha, que transmite a força e garra viscerais da letra.

'Nó' antecipa o lançamento do disco "Luas", que será editado no início de 2024, e é descrito pela artista como "um álbum mais feminino e selvagem, visceral, sem preocupações de encaixe normativo e que explora a consolidação de uma sonoridade baroque pop mais eletrónica, ao estilo de Florence + The Machine, Kate Bush, Aurora ou Patti Smith, que sempre quis trazer à minha música".

O caminho até à chegada do novo álbum, o terceiro no percurso artístico de Joana Alegre, será pautado pela edição de diversos singles, acompanhados por vídeos realizados pela dupla Pedro Ivan e Luís Cunha, coreografias e direção de movimento de Carlota Rodrigues e guarda roupa a cargo da estilista Nata Ryzh

Samuel Cruz | foto: Ana Rocha Nené 

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.