Jethro Tull regressam a Portugal para concerto único

09-07-2025
Ian Anderson
Ian Anderson

É a 10 de Outubro, em Guimarães, que a mítica banda liderada por Ian Anderson volta a levar o público numa viagem que recua ao seu início, na segunda metade dos anos 60, prolongando-se até ao último álbum de estúdio, Curious Ruminant, lançado em Março de 2025.

Com uma extensa e notável carreira que ultrapassa o meio século, esta autêntica instituição do rock britânico mantém-se de boa saúde. Ao longo do tempo, apresentou-se através de vários estilos musicais, dos blues-rock ao jazz de fusão, cruzando mais tarde a folk, o heavy metal e até a música clássica para criar uma visão própria do que ficou conhecido por rock progressivo ou rock sinfónico, corrente de que é um dos expoentes máximos.

Além do fundador, principal compositor, vocalista e multi-instrumentista, Ian Anderson – o único elemento constante do grupo –, os Jethro Tull são atualmente completados por David Goodier (baixo), John O'Hara (teclados), Scott Hammond (bateria) e Jack Clark (guitarra). Thick as a Brick, A Passion Play, War Child e Songs from the Wood, todos editados na década de 1970, são alguns dos títulos de uma enorme discografia que lhes garantiram sucessos de vendas e de crítica, e que ajudaram a construir uma identidade singular. Desde 2022, já lançaram três trabalhos: The Zealot Gene, RökFlöte e Curious Ruminant.

No Multiusos de Guimarães, a par dos novos temas, esperam-se clássicos como "Aqualung", "Locomotive Breath", "Living in the Past" ou a peça de 22 minutos, "Thick as a Brick (Pt. I)", onde pontua a reconhecível flauta de Anderson. Mas, acima de tudo, a evidência de que o quinteto é uma aclamada força de palco, facto que lhe ofereceu vénias de muitos dos seus pares, de Bruce Dickinson, dos Iron Maiden, a Eddie Vedder, dos Pearl Jam, passando por Nick Cave.

Os bilhetes para o concerto dos Jethro Tull custam entre os 35€ e os 60€, e estão disponíveis para venda na BOL e na Ticketline.

© this is ground control 

O duo australiano Royel Otis lança o seu novo álbum, "hickey", já disponível nas plataformas digitais. Com 13 canções que percorrem os altos e baixos de um amor jovem e conturbado, o som deste segundo trabalho de originais balança entre o beatífico e o nostálgico, misturando indie rock descontraído, new wave e dream-pop etérea.

A banda de rock vencedora de um GRAMMY Award e galardoada com múltiplos discos de platina, Kings of Leon, lançou o seu novo single "We're Onto Something", com a participação especial de Zach Bryan.

O visionário artista, produtor, ator, realizador e autor de best-sellers do "New York Times", galardoado com um GRAMMY® e distinguido com vários discos de platina, Kid Cudi, acaba de lançar o seu 13.º álbum de estúdio, "Free" – já disponível em todas as plataformas.