A Zona Histórica de Loulé voltou a ser palco de um dos mais vibrantes festivais de World Music da Europa, com a 21.ª edição do Festival MED a oferecer, entre 26 e 29 de junho, um total de 90 horas de música, distribuídas por 54 concertos e mais de 300 músicos, oriundos de cerca de 30 nacionalidades, espalhados por 12 palcos....
Ivandro estreia ''Amanheceu''

Desde "Beijo Roubado" a "Olhar", não ficaram por interpretar nas entrelinhas indícios reveladores de que algo maior estaria por vir. Já em "Crescer", terceiro single lançado por Ivandro no último mês, uma imagem bastou para adivinhar o que as palavras do artista luso-angolano viria a cantar nessa canção. E agora com as dez cartas na mesa, essa leitura do futuro confirma-se no que a derradeira faixa havia prenunciado: Amanheceu representa, já no devido pretérito, uma alvorada renovada a todos os níveis na vida de Ivandro. Da pessoal à profissional.
Um ano depois da sua estreia em matéria de edições a solo, Ivandro volta às novidades em nome próprio com um novo disco de originais em mãos. Um trabalho inadiável não só por tudo o que o envolve simbolicamente, mas sobretudo porque, como o próprio autor canta – precisamente em "Crescer" –, o tempo passa. E é sobre essa passagem do tempo que, em Amanheceu, o cantor e compositor se debruça verdadeiramente.
Da infância em Angola à multiplicação da sua família em Portugal, com toda a construção de uma carreira incomparável pelo meio, é em direcção a um novo dia que Ivandro traz novos sonhos e velhas memórias – seus e dos seus – na caixa-aberta da sua história. Abre-se um novo ciclo na sua vida, tanto a nível artístico como familiar, com toda essa novidade reflectida nestas duas mãos cheias de canções que transparecem um homem, artista, pai, filho, parceiro, amigo, renovado — e, mais do que nunca, igual a si mesmo.
Com uma presença assinalável nos campos da produção e composição instrumental, a forte prevalência das batidas e sonoridades afro casa com o seu inconfundível registo melódico, num cruzamento de influências que fizeram dele o artista que é hoje: ainda mais maduro do que até então já nos mostrara, Ivandro abre o coração como nunca ao longo de dez temas que partem de si mas não se resumem a ele. E em cada um prevalece uma paz de espírito sobre o que passou e o que ainda está por vir, dos pés à cabeça bem assentes no agora. Porque, se enfim Amanheceu, há todo um novo dia na história de Ivandro a começar hoje.
Seis meses depois de editar o seu primeiro single, Margarida esgotou a sala principal do Teatro de Vila Real. Num espetáculo intimista e cheio de emoção, confirmou o que os primeiros passos já deixavam adivinhar: a sua voz veio para ficar.
A cidade de Faro foi palco, no passado sábado, 14 de junho, da estreia da primeira edição do [Ventus] Portugal'25, uma iniciativa cultural que trouxe vida e cor ao centro histórico da capital algarvia. Com um programa original e diversificado, o evento promoveu uma fusão de influências e estilos artísticos que, sem perder de vista os talentos...
Na noite de 14 de junho, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, foi palco de um espetáculo memorável que fundiu tradição, espiritualidade e movimento. Jonas apresentou o seu mais recente projeto, "Maçã D'Adão", perante uma sala repleta, conduzindo o público por uma viagem sensorial pelas profundezas do Fado e da sua dimensão mais esotérica.