iolanda faz História na Eurovisão com homenagem a Céline Dion

14-05-2025

A artista portuguesa iolanda marcou esta quarta-feira, 13 de maio, um momento histórico no Eurovisão Song Contest 2025, em Basileia, na Suíça. Pela primeira vez, uma artista portuguesa foi convidada para atuar no maior palco da Europa fora da representação nacional, e de Portugal, num tributo à lendária Céline Dion.

iolanda interpretou "Ne Partez Pas Sans Moi", o tema com o qual Céline Dion venceu a Eurovisão em 1988, em representação da Suíça. A atuação, que decorreu durante a primeira semifinal do concurso, contou ainda com as participações especiais de Marina Satti (Grécia), Jerry Heil (Ucrânia) e Silvester Belt (Lituânia), numa emocionante performance acompanhada por orquestra.

Sobre este momento único, a artista, vencedora do Festival da Canção 2024 e Top 10 na Eurovisão 2024, partilha: "Foi uma honra imensa receber este convite e prestar homenagem a uma artista como a Céline Dion, que é uma referência absoluta na música. Voltar a partilhar o palco da Eurovisão e com talentos incríveis é um sonho que se tornou realidade."

Este regresso à Eurovisão consolida iolanda como uma das vozes mais destacadas da música portuguesa, depois do sucesso dos seus EPs "Cura", em 2023 e "Olhar P'ra Baixo", em 2025, e de esgotar salas como o Capitólio, em Lisboa e a Casa da Música, no Porto. A cantora e compositora tem vindo a conquistar o público e a crítica, com nomeações como "Artista Revelação" nos Prémios Play 2025 e colaborações com nomes de peso, como Carolina Deslandes, Karetus, Vitorino e Marisa Liz.

Com uma sonoridade que mistura pop contemporâneo com influências tradicionais portuguesas, iolanda prepara-se agora para lançar o seu primeiro álbum de originais, prometendo continuar a surpreender em 2025.

Think Out Loud | Foto: D.R.

Os fãs de thrillers internacionais, inteligentes e repletos de tensão podem assistir a O Amador, da 20th Century Studios, no Disney+, a partir de 17 de julho – quando e onde quiserem – para uma boa dose de espionagem e impressionantes efeitos visuais à escala global.

O realizador moçambicano Sol de Carvalho traz ao grande ecrã O Ancoradouro do Tempo, uma adaptação cinematográfica do aclamado romance A Varanda do Frangipani, da autoria do escritor Mia Couto. Com estreia mundial realizada no LEFFEST (Lisbon & Sintra Film Festival) no passado mês de novembro, o filme tem vindo a percorrer diversos festivais...