''INTER ARCUS'' – A última exposição de Arnaldo Saavedra inaugura em Portimão

30-07-2025

A Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, inaugura no próximo dia 2 de agosto, às 18h00, a exposição de pintura "Inter Arcus", da autoria de Arnaldo Saavedra. A mostra estará patente ao público até 31 de agosto, com entrada livre.

Inter Arcus – entre arcos – é uma travessia sensorial e contemplativa que convida o espectador a atravessar portais simbólicos que unem natureza, imaginação e espiritualidade. As obras, centradas em estruturas arqueadas, funcionam como molduras e passagens para universos vibrantes, onde flores, folhas, borboletas e estrelas-do-mar se entrelaçam em caminhos de cor e luz, evocando ciclos de transformação, nascimento e libertação.

Esta exposição assume um significado especial: marca a despedida de Arnaldo Saavedra do mundo das artes, aos 80 anos de idade, encerrando uma carreira artística de décadas com uma última proposta visual repleta de simbolismo e emoção.

Arnaldo Jorge da Silva Saavedra nasceu no Porto, em 1945, e reside em Portimão desde 1987. Formado pela Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, estudou sob a orientação do Mestre Pinho e desenvolveu competências em pintura artística, serigrafia e escultura. Ao longo da sua carreira, acumulou experiência como artista gráfico, desenhador técnico e participou em diversas exposições individuais e coletivas em instituições culturais de norte a sul do país.

Entre as exposições individuais destacam-se apresentações no Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal, Teatro Circo de Braga, Convento de S. José (Lagoa), Antigo Mercado Municipal e Casa Manuel Teixeira Gomes (Portimão), entre outras. Participou ainda em importantes mostras coletivas em Cascais, Sintra, Lisboa, Évora, Almada e Porto.

A sua obra caracteriza-se por uma linguagem visual onde predominam a cor, a simbologia e a figuração expressiva – elementos que refletem uma vida inteira dedicada à arte.

Inter Arcus é, assim, uma celebração do legado artístico de Arnaldo Saavedra, e um convite à contemplação da arte como ponte entre o visível e o invisível, entre o sentir e o imaginar.

Exposição patente de terça a sexta feira das 10 às 12,30 e das 14 às 17 horas - sábados das 14 às 17 horas
Entrada livre


Luís Trigacheiro viveu, no passado sábado, 25 de outubro, um dos momentos mais marcantes da sua carreira ao esgotar as duas sessões que realizou no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. A estreia do cantor alentejano numa das salas mais emblemáticas do país transformou-se num dia histórico, confirmando o sucesso da sua "Tour ELA".