O projeto Camaleão Azul sobe ao palco da Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, no dia 20 de dezembro, pelas 22 horas. Nascido de uma ideia de Tó Viegas e Viviane, o Camaleão Azul estabelece um diálogo entre a música e a poesia, com especial enfoque na poesia algarvia. O primeiro álbum, editado em 2003, foi inspirado na obra ...
''ÏCH'' é o novo single de MAR, em colaboração com KASHA

MAR apresenta o seu segundo single 'ÏCH', uma colaboração com KASHA, onde a artista mostra mais uma vez o caminho que quer traçar para o seu EP de estreia, a sair ainda no segundo trimestre do ano, com uma sonoridade urbana onde será uma constante a fusão entre o português, o inglês e o espanhol.
A artista explora pela primeira vez a escrita em português no single 'Champain', que antecede esta colaboração, e junta-se a SUAVEYOUKNOW que assina também a produção do novo single.
'ÏCH' é mais uma prova de que MAR não nos entrega um estilo apenas ou um género, mas uma esfera única onde conseguimos entrar e sentir com ela o seu movimento artístico. Não só conseguimos notar uma particularidade na sonoridade e no 'género', como na lírica que nos transporta numa 'ego trip' onde o amor é abordado de forma especial e individual, onde não há ninguém a mudar por ninguém, longe de padrões de relacionamento tóxicos.
"A colaboração com o Kasha surgiu tão naturalmente quanto a canção em si onde a regra de "quem mata o mic, fica" aplicou-se na perfeição, já que foi criada de raiz em modo freestyle, ou como nós gostamos de chamar, "SU-CYPHERS", com o nosso produtor SUAVEYOUKNOW numa madrugada algures a finais de 2022. Mais tarde juntou-se o Bluay e com ele demos os toques mágicos e finais à letra" afirma MAR sobre o novo trabalho.
"Se não era pa' ser, tinha de ser" foram as primeiras frases que MAR afirma terem saído naturalmente em português ao microfone, depois de toda uma era a cantar em inglês, mostrando que é este o caminho a seguir para se afirmar enquanto artista.
Sendo uma canção de "ser e amar, sem mudar por ninguém, porque somos únicos e individuais mesmo quando amamos" surge o título 'ÏCH' que traduzido do alemão significa EU e nos encaminha logo para o 'feeling' de 'self-centred' da canção. "o meu principal pensamento foi que a palavra representasse as terminações fonéticas das palavras que marcam o refrão da música, já que é tão característico pelas mesmas - "I ain't gon' switch bitch, /Tudo o que eu disse, fiz, /Tudo o que eu quis, tive bitch, /Tas na minha list, please"."
Kasha acrescenta "Todo o' ÏCH' é uma canção despropositada em termos de mensagem e os próprios visuais, a minha entrada neste feat foi também ela despropositada, eu próprio estou num beat e com tipo de escrita e flow que não se parece com nada do que fiz até à data."
'ÏCH' conta visuais de Mike AK e design de lettering do carismático Another Angelo, e já se encontra disponível em todas as plataformas digitais.
Teresa Lemos | Foto:D.R,
O fenómeno Os Quatro e Meia voltam a fazer história. A primeira data na MEO Arena, marcada para 14 de fevereiro de 2026, está oficialmente esgotada e a data extra, anunciada para a véspera, 13 de fevereiro, entra agora na reta final de vendas, com os últimos bilhetes ainda disponíveis nos locais habituais.
O pianista e compositor arménio Tigran Hamasyan regressa à Casa da Música, no Porto, no dia 21 de Abril de 2026, para a primeira apresentação do seu novo projecto, "Manifeste".
Gentleman ao vivo em Lisboa no próximo ano
O icónico artista de reggae, Gentleman, regressa a Lisboa com "Gentleman – Live 2026", no dia 18 de setembro do próximo ano, às 21h30, no LAV – Lisboa Ao Vivo.




