IAN interpreta tema original ''Mundo'' no Festival da Canção 2021

21-01-2021

IAN é uma das artistas convidadas a participar no Festival da Canção 2021, cuja final a 06 de março em Lisboa decidirá a canção que irá representar Portugal em Roterdão, no próximo mês de maio. A artista irá interpretar o tema original "Mundo", da sua autoria.

Mundo é o tema que a cantora, violinista e compositora, irá apresentar. Nas palavras da artista "é uma canção que fala em união, em tolerância. A humanidade está constantemente a ser posta à prova, o MUNDO apela à bondade e humanismo. Uma canção cheia de ternura com electrónica áspera que desagua nas linhas melódicas".

Conhecida pelo seu trabalho na Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, como primeiro violino, IAN lançou no final de 2020 "RaiVera", o disco de estreia do seu projeto a solo. O nome dado ao álbum é um neologismo composto que em russo significa "paraíso" (rai) e "fé" (vera) e que encaixa na perfeição com o sentimento atual. O título esperançoso pode enganar pelo seu aparente otimismo quando comparado com o que dizem as nove canções do disco. Mas ao mesmo tempo não o desmentem.

Apesar da virtuosidade como violinista, IAN é muito mais do que isso. É um desafio à originalidade, quer na forma magnífica como funde a eletrónica com melodias cativantes, quer na atitude que em palco transmite, acompanhada por uma dimensão performativa que irá surpreender quem a vir.

Apesar de 2020 ter sido um ano controverso, houve muitas vitórias para Ianina. Para além de ter lançando o seu primeiro-longa duração "RaiVera", com a apresentação do mesmo com alguns espetáculos ao vivo, a artista foi ainda responsável pelo tema genérico da recém-estreada série da SIC, "O CLUBE", tendo ainda recebido o convite para autora do Festival da Canção 2021.

IAN iniciou os seus estudos musicais com apenas cinco anos em Moscovo e mais tarde ingressou na Escola Profissional de Música Gnessin, na classe de L. Shevrekuko, onde aos oito anos fez a sua primeira tournée com a Gnessin Virtuosos Orchestra. Em 1995 venceu o 2.º prémio no Concurso para Jovens Músicos de Moscovo e no ano seguinte foi estudar para a Holdstadt Schulle em Schlewig-Holstein, na Alemanha. Aos 15 IAN instala-se finalmente em Portugal.

Think Out Loud