A Zona Histórica de Loulé voltou a ser palco de um dos mais vibrantes festivais de World Music da Europa, com a 21.ª edição do Festival MED a oferecer, entre 26 e 29 de junho, um total de 90 horas de música, distribuídas por 54 concertos e mais de 300 músicos, oriundos de cerca de 30 nacionalidades, espalhados por 12 palcos....
''Hostel da Mariquinhas'' interpretado por Gisela João já está disponível nas plataformas

Depois de figurar como faixa extra da edição em vinil de AuRora - o mais recente álbum da artista - Gisela João disponibiliza agora nas plataformas digitais Hostel da Mariquinhas.
Amália Rodrigues actualizou A Casa da Mariquinhas de Alfredo Marceneiro em Vou Dar de Beber à Dor - canção que ficou então conhecida do grande público. Desta feita, agarrando a versão de Amália e recuperando a origem de Marceneiro, Capicua reinventou mais uma vez a letra deste clássico. Gisela João canta, assim, o Hostel da Mariquinhas, uma sátira à gentrificação da cidade de Lisboa.
Em 2013, no seu primeiro disco, a fadista já tinha apresentado [A Casa da] Mariquinhas, que reflectia o que se passava em Portugal naquele período - um Portugal esquecido de si próprio. "Este Hostel da Mariquinhas é um espelho da situação actual do meu país. A Ana [Capicua] escreveu esta letra numa crónica para uma revista, e eu pedi-lhe imediatamente para a gravar. Fiquei desde logo impactada com a escrita da Ana, mais do que necessária", comentou a artista.
Numa altura em que a crise imobiliária está na ordem do dia, com os portugueses a serem progressivamente afastados para a periferia, o Hostel da Mariquinhas não podia ter uma mensagem mais actual. Com a escrita afiada de Capicua, a interpretação intensa e expressiva de Gisela João enaltece a crítica jocosa a um país que é, cada vez mais, "para inglês ver".
Universal | Foto:D.R.

Seis meses depois de editar o seu primeiro single, Margarida esgotou a sala principal do Teatro de Vila Real. Num espetáculo intimista e cheio de emoção, confirmou o que os primeiros passos já deixavam adivinhar: a sua voz veio para ficar.
A cidade de Faro foi palco, no passado sábado, 14 de junho, da estreia da primeira edição do [Ventus] Portugal'25, uma iniciativa cultural que trouxe vida e cor ao centro histórico da capital algarvia. Com um programa original e diversificado, o evento promoveu uma fusão de influências e estilos artísticos que, sem perder de vista os talentos...