Héber Marques compõe ''Um dia de Sol'' para a dar as boas vindas ao Papa

26-07-2023

A canção será a banda sonora da cerimónia do desfile das bandeiras dos cerca de 200 países participantes nas JMJ e decorre durante o acolhimento no dia 3 de Agosto no Parque Eduardo VII.

"Foi com um grande surpresa que recebi o convite para compor e interpretar a música para a cerimónia das bandeiras das JMJ. Ao início não soube muito bem como me encaixar num contexto tão diferente do meu, sendo eu cristão evangélico. No entanto algo que sempre falámos nos briefings de preparação para o evento é que eu teria liberdade criativa e acima de tudo "Cristo seria a principal Bandeira". Não poderia perder a oportunidade de falar do que tenho de mais precioso na minha vida - Jesus. Honra e Glória para Ele. Estou grato pelo convite que me foi feito."

"Um dia de Sol" será interpretado por Héber Marques acompanhado por um coro criado para a JMJ e que junta mais de 200 vozes de todo o pais e um grupo de jovens bailarinos de 22 nacionalidades.

Filho de pais Africanos, Héber Marques cresceu rodeado de música. Para além da sua carreira enquanto vocalista e principal compositor dos HMB, Héber tem vários discos gospel editados, o ultimo deles "O TEU NOME" apresentado ao vivo no Capitólio.

© Warner Music

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.